Bolsonaristas “denunciam” esquerdistas infiltrados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro falam em manifestações pacíficas no 7 de Setembro e vêm alertando para supostos “esquerdistas infiltrados” que poderiam radicalizar propositalmente para prejudicá-los.

A versão é semelhante à usada por conservadores americanos para tentar, sem sucesso, transferir para a oposição a responsabilidade pela invasão do Capitólio, nos Estados Unidos. O ataque, em janeiro, foi incentivado pelo ex-presidente Donald Trump e por políticos da extrema-direita daquele país.

O senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, mencionou o suposto risco em uma publicação na sexta-feira, 3. “Possíveis infiltrados serão repelidos. Vai ser gigante e pacífico”, escreveu.

infiltrados_Flavio

Nas redes, vários perfis de apoio ao presidente Jair Bolsonaro que convocam para as manifestações também reproduzem a preocupação. Nos últimos sete dias, somente no Facebook, foram feitas mais de 290 publicações com a expressão “esquerdistas infiltrados”, segundo o Crowdtangle. Elas somam cerca de 24 mil interações, como comentários, curtidas e compartilhamentos.

protestos

“Podem ter certeza, a esquerda vai querer tirar a marca das manifestações patriotas, a pacificidade. Não tenham dúvidas, que a esquerda colocará seus agentes infiltrados para causar tumultos na manifestação. Fiquem muito atentos! Nós estamos em guerra!”, diz mensagem da página O Patriota. “Se houver desordem, é por conta de esquerdistas infiltrados. Forças no comando”, publicou a página Fortes na Direita.

A página Direita Minas Uberaba compartilhou vídeo de um trecho de programa de rádio em que a apresentadora falava sobre a possibilidade de apoiadores de Bolsonaro irem para as ruas armados no 7 de Setembro. O grupo bolsonarista aproveitou para reforçar a tese dos infiltrados.

“A narrativa já está pronta. Essa retardada inventando esse tipo de coisa pode ter deixado escapar o plano da esquerda. Ela está preparando o caminho para que supostos infiltrados da esquerda cometam crimes (Adélio estava infiltrado). Na invasão do Capitólio confirmaram presença de esquerdistas infiltrados também”, publicou.

protestos

A informação falsa de que militantes de esquerda e antifascistas se organizaram e foram financiados para invadir o Capitólio como se fossem apoiadores de Donald Trump circulou nas redes americanas e no Brasil.

O Terça Livre foi um dos sites brasileiros que publicaram peças falsas sobre o assunto. Os homens apontados como comunistas e militantes de esquerda infiltrados eram conhecidos trumpistas.

infiltrados_7 de setembro

Em Brasília, um esquema especial de segurança foi montado pelo Governo do Distrito Federal. Na Praça dos Três Poderes, há receio de invasão, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente Jair Bolsonaro compareceu a um evento da conferência de direita CPAC Brasil, na capital federal, neste sábado, e afirmou que “nunca invadimos nem nunca invadiremos nenhum prédio”. No discurso, ele reforçou o apelo para que seus apoiadores ganhem as ruas no feriado da Independência.

O presidente pretende usar as manifestações para demonstrar apoio popular e constranger ministros do STF que têm tomado uma série de decisões judiciais que contrariam interesses de Bolsonaro e de aliados dele.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf