Bolsonaristas querem retaliar Doria investigando publicidade

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na esteira do pedido de criação da CPI da Prevent Senior na Assembleia Legislativa de São Paulo, que tem potencial de desgastar o presidente Jair Bolsonaro, deputados bolsonaristas articulam a criação de uma comissão de inquérito que investigue os gastos de publicidade do governo João Doria (PSDB).

Doria é pré-candidato à Presidência da República em 2022, e pode ser adversário de Bolsonaro numa possível tentativa de reeleição.

A justificativa do pedido de CPI dos gastos com publicidade é investigar os contratos do governo sobre o tema e as suas prorrogações e alterações. O autor do pedido é o deputado estadual Danilo Balas (PSL), que é agente da Polícia Federal.

No texto, ele cita um edital de 2020 de R$ 15 milhões que tinha inicialmente objetivo de contratação de agência de publicidade para, entre outras atividades, monitorar “principais influenciadores (detratores e apoiadores) em fichas individualizadas”.

O projeto foi modificado e excluiu o item, deixando apenas menção sobre análise do “alcance das publicações”.

Também é citada na justificativa, entre outras, uma licitação de publicidade no valor R$ 100 milhões lançada este ano. Balas percorre os gabinetes da Assembleia Legislativa nesta terça (28) para tentar viabilizar as 32 assinaturas necessárias para que a CPI seja protocolada.

Até as 16h desta terça, 14 deputados já assinaram. Além de bolsonaristas, o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que é de oposição à esquerda, também endossou a criação da CPI.

Para ser instalada, a comissão ainda tem que ser aprovada em plenário por meio de um projeto de resolução, porque já existem outras cinco CPIs —número máximo— protocoladas para tramitar neste semestre na Casa, embora duas delas estejam suspensas por uma manobra de aliados dos tucanos.

O requerimento para a CPI da publicidade afirma que a investigação terá como foco “o elevado custo dos contratos de publicidade praticados pelo Governo do Estado de São Paulo, além dos inúmeros aditamentos, mesmo diante do cenário de crise instaurado pela pandemia”.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf