Bolsonaro calou bancos ameaçando boicote à Febraban

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob | Agência O Globo

Foi tensa a reunião da diretoria executiva da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que deliberou pela nota divulgada ontem, reafirmando o apoio ao manifesto em apoio à democracia capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp.

Mesmo tendo concordado com a adesão da Febraban ao documento, o BTG decidiu recuar depois de perceber o tamanho da crise desencadeada pela ameaça da Caixa e do Banco do Brasil de deixar a entidade.

O clima, que já era ruim desde que se começou a discutir na federação a ideia de aderir a uma carta pública, foi agravado pelos telefonemas dados pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães a acionistas e executivos de bancos, no final da semana passada. Nas chamadas, ele ameaçou os pares do setor privado com a perda de negócios com o governo caso subscrevessem o texto.

No BTG, os telefonemas de Guimarães repercutiram imediatamente. Preocupado com a possibilidade de retaliações do governo ou de uma eventual saída da Caixa da Febraban ser ainda mais ruidosa, André Esteves, principal acionista do BTG, telefonou pessoalmente para alguns interlocutores e acionou executivos para conversar outros, na tentativa de “desfazer” a adesão ao manifesto.

O principal argumento usado na ofensiva foi o de que o BTG tinha entendido que assinar o documento era algo neutro e pacífico na Febraban, e que não tinha sido comunicado da discordância dos bancos públicos. Se soubessem, diziam, não teriam concordado. O Safra colaborou na pressão, que foi forte.

Mas, na reunião de ontem, a diretoria da federação ancorou-se na decisão tomada pelo conselho e manteve a adesão ao manifesto.

Ao mesmo tempo, o próprio conselho negou o pedido dos presidentes da Caixa e do BB para uma nova reunião com um “debate amplo” sobre o documento. Que, aliás, muito provavelmente não será mais publicado, embora o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, continue dizendo que pretende fazê-lo.

Ao final, com todo esse barulho, Pedro Guimarães conseguiu dar mais repercussão ao manifesto do que ele provavelmente teria em circunstâncias normais. Não por acaso, a diretoria da Febraban ressalta na nota divulgada ontem considerar que o documento “cumpriu sua finalidade”, pois “foi amplamente divulgado pela mídia do país”.

Para Guimarães, provavelmente, tal efeito colateral não importava tanto quanto demonstrar o tamanho de sua lealdade a Jair Bolsonaro. E isso ele conseguiu.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf