Bolsonaro conseguiu pôr apoiadores numa bolha, diz especialista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro ficou mais forte para alguns após as ameaças explícitas à democracia nos atos de 7 setembro. E ficou mais fraco na visão de outra parcela do eleitorado, que depois até ironizou o socorro recebido do ex-presidente Michel Temer no esforço de parecer moderado.

Essa é a avaliação do cientista político Humberto Dantas, entrevistado na “Live” do Valor. “Tenho que ele ficou mais bipolar aos olhos da sociedade”, sintetizou.

No balanço dos atos, o total de apoiadores nas ruas talvez tenha sido menor do que bolsonaristas projetavam. “Mas ele conseguiu tirar uma foto [da multidão] para dialogar com os demais Poderes.”

“Bolsonaro é um fenômeno que tem conseguido isolar seu eleitorado, de maneira extremamente bem-sucedida, num universo de narrativas, interpretações e valores próprios”, disse. “E esse universo está blindado numa bolha de informações que circulam à margem do que a grande imprensa e até canais oficiais de comunicação veiculam.”

Na avaliação de Dantas, um presidente ter consigo acima de 20% de aprovação “sob uma narrativa intensa e bem articulada” mostra que ele possui “uma capacidade de mobilização gigantesca. Ainda que seja insuficiente para garantir a reeleição, está longe de ser pouco. “Pesquisas antigas mostraram que o Flamengo é o time preferido por cerca de 20% a 25% dos brasileiros. O eleitorado dele tem o tamanho da torcida do Flamengo. Nada desprezível”, diz.

O saldo mais concreto do dia 7, em sua opinião, foi ter deixado claro que a democracia está deixando de ser um valor universal. “Bolsonaro não só faz discursos a uma parcela que ele consegue mobilizar, mas seus discursos afrontam valores de um Estado que se pretende ou se imaginava democrático”, acusou.

Dantas demonstrou ceticismo em relação à ideia segundo a qual as ameaças autoritárias de Bolsonaro seriam um blefe.

“Não faria discursos dessa natureza, golpistas, se não tivesse convicção. Porque isso é a história dele no Parlamento. Foram 30 ano falando escancaradamente em ruptura, a ponto de chegar a sugerir que o então presidente Fernando Henrique deveria ter sido morto pela ditadura.”

O cientista político lembrou ainda que há uma parcela da sociedade que não se envergonha de defender ideias golpistas. “Democracia começa a deixar de ser vista como valor universal”.

Nesse sentido, prosseguiu, “Bolsonaro é o que de mais comum poderia acontecer na sociedade brasileira, pois Bolsonaro é o que existe de mais comum no cotidiano brasileiro”. O comportamento dele, disse, reproduz o sentimento de cerca de 25% ou 30% dos brasileiros. “Em termos de valores pessoais, Bolsonaro é mais do mesmo. Uma repetição do caráter de parcelas significativas da sociedade.”

Para ilustrar a hipótese segundo a qual a democracia pode nunca ter sido um valor universal no país, Dantas citou a aceitação, sem questionamento, da ideia de que os anos 80 teriam sido “a década perdida”. A despeito dos profundos problemas econômicos, foi “a década de ouro da democracia”, com Diretas Já, Constituição e volta de eleições diretas para presidente, aspectos que jamais poderiam ser desprezados na caracterização do período.

Para o pesquisador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “também é um espelho bastante fiel do caráter dessa sociedade”.

O petista assemelha-se a Bolsonaro, disse, na forma como se constrói como liderança: “Indivíduos que se abraçam em leituras da realidade que não podem ser afrontadas”, definiu. Ressaltando que vê Lula como figura bem menos radical que Bolsonaro, citou como exemplo desse traço o hábito do petista de abusar da expressão “nunca antes na história desse país”, algo “muito ruim do ponto de vista da narrativa republicana.”

Doutor em ciência política pela USP, Dantas é gestor de educação do Centro de Liderança Pública e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista César Felício, editor de Política do Valor.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf