Bolsonaro derrete a conta-gotas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SÁ/AFP

Nem o 7 de setembro golpista nem a gasolina a 7 reais foram suficientes para nocautear a popularidade de Jair Bolsonaro. O presidente segue ladeira abaixo, mas no ritmo de degrau por degrau.

O Datafolha de ontem mostrou que a reprovação do ex-capitão passou de 51% para 53%, uma oscilação de dois pontos.

Bolsonaro já tomou tombo bem pior.

Em janeiro, a falta de vacinas, a crise de oxigênio em Manaus e o fim do auxílio emergencial jogaram o ex-capitão em um redemoinho de insatisfação que atingiu todas as regiões do país e todas as classes sociais.

Naquele mês, segundo o Datafolha, a avaliação de “ruim e péssimo” do presidente subiu de 32% para 40% — uma piora de oito pontos.

Mas se a queda de Bolsonaro desta vez é menor, isso não deve servir de alívio para ele.

O levantamento do Datafolha mostra que, embora o presidente derreta a conta-gotas, esse derretimento é constante e começa a minar suas fortalezas eleitorais.

As regiões Norte, Centro-Oeste e Sul, em que o ex-capitão é tradicionalmente mais bem avaliado, começam a dar mostras de mau-humor, conforme já havia antecipado esta coluna.

E, para infelicidade de Bolsonaro, o mesmo ocorre com os evangélicos.

Nesse segmento, diz o instituto, a aprovação do ex-capitão desabou oito relevantes pontos — caiu de 37% para 29%.

Em seu livro “O povo de Deus”, o antropólogo Juliano Spyer reúne indicadores de que a vitória do ex-capitão nas eleições de 2018 não ocorreria não fosse o maciço apoio que ele recebeu de protestantes — mais especificamente, evangélicos das vertentes pentecostal e neopentecostal, e mais especificamente ainda, o da parcela feminina adepta dessas correntes.

Hoje, a popularidade do presidente está basicamente sustentada pelo tripé formado pelos bolsonaristas-raiz, os eleitores evangélicos e os chamados eleitores do agro —moradores das fronteiras agrícolas beneficiados com a alta do preço das commodities e concentrados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Embora as duas últimas pontas deem mostras de começar a bambear, na fotografia de hoje, Bolsonaro, com 22% de aprovação, continua no páreo das eleições de 2022.

Em que estado ele chegará para disputá-las, no entanto, dependerá do ritmo que pingar o conta-gotas.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf