Bolsonaro e filhos acham que ganharam com 7 de setembro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Duramente criticada por chefes de outros poderes, a atuação do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações do 7 de Setembro foi considerada por seus filhos e ministros do núcleo duro do governo como uma “vitória” para os objetivos políticos do chefe do Palácio do Planalto.

A avaliação do entorno presidencial é a de que Bolsonaro conseguiu voltar a ser o centro das atenções do debate político, ofuscando temas que o incomodam, como a CPI da Covid-19. Estratégia que, segundo aliados do presidente, vem sendo posta em prática desde a análise do voto impresso, já derrotado na Câmara.

Nos bastidores, os filhos do presidente e ministros próximos ao chefe do Planalto não escondem que essa é uma estratégia visando às eleições de 2022. A ideia seria criar uma narrativa para tentar reconstruir em Bolsonaro a figura do “antissistema” com a qual se elegeu em 2018. Só que com um novo inimigo.

Como Bolsonaro deixou claro em seus discursos na terça-feira (7/9), principalmente no proferido na Avenida Paulista, esse novo inimigo é o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo seria jogar a culpa no magistrado e na Corte por eventuais problemas do governo.

Com essa estratégia, o presidente deixou claro a ministros do governo, em reunião nessa quarta-feira (8/9), no Palácio do Planalto, que pretende dobrar a aposta contra Moraes nas próximas semanas. A intenção é recorrer a medidas jurídicas para peitar decisões do ministro do STF.

Como a coluna noticiou ainda na terça-feira (7/9), Bolsonaro quer, por exemplo, que o Ministério da Justiça edite portaria orientando a Polícia Federal a descumprir medidas judiciais “em flagrante conflito com a Constituição Federal e as leis brasileiras”. Algo que, hoje, não tem base legal.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf