Bolsonaro está recluso no bunker governista há 9 dias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A agenda oficial de Jair Bolsonaro nos dias que se seguiram à sua controversa participação nos atos antidemocráticos de 7 de setembro está absolutamente desidratada: desde então, o presidente não recebeu nenhum deputado, nenhum senador, nenhum magistrado, nenhum representante de entidade empresarial ou sindical, nenhum líder da sociedade civil, nem mesmo os representantes da comunidade evangélica que costumava receber com frequência.

A única – e barulhenta — exceção foi o ex-presidente Michel Temer, no dia 9, quando Bolsonaro foi orientado a escrever uma carta em tom de conciliação com o Supremo Tribunal Federal após os ataques desferidos contra a Corte por ele no Dia da Independência.

Nesse período, o contato mais frequente do presidente foi com Pedro Cesar Souza, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, que foi recebido sete vezes – ele é o responsável pela burocracia jurídica do Palácio do Planalto.

De resto, o que o presidente mais recebeu foram ministros: Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Teresa Cristina (Agricultura), Carlos França (Relações Exteriores), Milton Ribeiro (Educação), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral), Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Governo), Gilson Machado Neto (Turismo) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Destes, o único que foi recebido mais de uma vez foi Carlos França (quatro vezes), provavelmente porque se aproxima a Assembléia Geral da ONU, em Nova York, no próximo dia 21, quando o presidente deverá discursar na abertura, como ocorre tradicionalmente com os chefes de Estado brasileiros – a dúvida é se os Estados Unidos irão permitir a entrada de Bolsonaro, que não tomou vacina.

O presidente participou também de poucos eventos no período. Um deles, a reunião da cúpula do Brics, no dia 9, foi por meio virtual. Houve também a reunião do Conselho de Governo, uma visita a Esteio (RS), para uma feira de agronegócio, a cerimônia de lançamento do prêmio Habite Seguro, uma homenagem aos embaixadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático, a entrega do Prêmio Marechal Rondon de Comunicação – no qual foram premiados, entre outros, a primeira-dama Michele e o filho Zero Um, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) — e o anúncio de avanços do Programa Casa Verde e Amarela.

A agenda de Bolsonaro depois do Dia da Independência
Dia 8

Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República
Dia 9

Tarcísio Gomes de Freitas (ministro da Infraestrutura)
Michel Temer, ex-presidente da República
Pedro Cesar Sousa
Teresa Cristina (ministra da Agricultura)
Dia 10

Pedro Cesar Sousa
Dia 11

Visita à Expointer, em Esteio (RS)
Dia 12

Sem compromisso
Dia 13

Carlos França (ministro das Relações Exteriores)
Pedro Cesar Sousa
Milton Ribeiro (ministro da Educação)
Cerimônia de Lançamento do Programa Habite Seguro
Dia 14

Carlos França
Luiz Eduardo Ramos (ministro da Secretaria-Geral da Presidência)
Homenagem aos Embaixadores da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN
Pedro Cesar Sousa
Ciro Nogueira (ministro da Casa Civil) e Flávia Arruda (ministra da Secretaria de governo)
Solenidade de entrega do Prêmio Marechal Rondon de Comunicação
Dia 15

Gilson Machado Neto (ministro do Turismo)
Carlos França
Marcos Pontes (ministro da Ciência e Tecnologia)
Anúncio de avanços no Programa Casa Verde e Amarela
Pedro Cesar Sousa
Dia 16

Carlos França
Pedro Cesar Souza
Evento Caixa da Construção Civil

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf