Bolsonaro manda governo usar tática nazista

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Nas imprensas brasileira e estrangeira, predominaram críticas às mentiras proferidas por Bolsonaro na ONU neste 21 de setembro. Pois um vazamento que acaba de vir à tona explica o por que de tantas mentiras. E a informação é assustadora…

O Brasil está cuidando bem da Amazônia? Bolsonaro assumiu o governo de um país à beira do socialismo? As medidas de isolamento social criaram um surto inflacionário no país? O Brasil é um país que não para de atrair investimentos estrangeiros? O “tratamento precoce” com “cloroquinas” salvou vidas?

A imprensa internacional não perdoou. As críticas às mentiras somaram-se a previsões sombrias sobre o futuro de uma nação governada por alguém que tem na mentira e nos delírios mais do que um método, mas uma doutrina.

O maior jornal do mundo, o The New York Times, deu ênfase ao discurso favorável de Bolsonaro ao uso de medicamentos não eficazes contra a Covid-19 e a forma incompetente e corrupta com que ele lidou com a pandemia no país.

O jornal português Diário de Notícias focou ainda mais nas mentiras de Bolsonaro, dizendo que os dados positivos sobre a economia e o meio ambiente e o tal “socialismo radical” que ameaçava o Brasil citados não passam de mentiras escancaradas

O jornal The Washington Post relembrou as falas mentirosas de Bolsonaro contra a vacinação e disse que ele parece ter quebrado o “sistema de honra” das Nações Unidas.

O jornal britânico The Guardian diz que o presidente brasileiro mentiu sobre o uso de medicamentos ineficazes contra a Covid-19 no que ele chama de “tratamento precoce”.

A CNN americana disse, sem maiores reservas, que Bolsonar, ao alardear bons resultados na pandemia e no Meio Ambiente, simplesmente mentiu sobre o Brasil, “um país devastado pelo coronavírus e fustigado pelos incêndios na Amazônia”.

James Gibney, colunista de relações internacionais da Agência de Notícias Bloomberg acusou Bolsonaro de mentir sobre a preservação da Amazônia

O jornalista Tom Phillips, correspondente do jornal britânico ‘The Guardian’ no Brasil, garantiu que a fala do presidente é “calamitosa para a imagem do Brasil no mundo” pela quantidade de mentiras

Mas afinal, de que adiantam tantas mentiras que tantos sabem que são mentiras, tanto por aqui como no exterior? Bem, Bolsonaro tem uma teoria sobre uso de mentiras que reproduz mais uma das inclinações do Bolsonarismo sobre o nazismo. A tática foi criada e utilizada fortemente por uma figura que parece encantar o bolsonarismo: o ministro nazista da propaganda Joseph Goebbels

“Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”.Essa célebre frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, agora se sabe que encanta Bolsonaro e seus seguidores. E a prova disso está no vazamento de orientação que Bolsonaro vem dando aos seus auxiliares no governo. Acredite quem quiser.

Matéria do jornal Correio Brasiliense dá conta de que vem passando uma orientação perturbadora aos seus auxiliares: repetir o discurso que interessa ao seu governo exaustivamente e sempre que possível, até “virar verdade” pela repetição.

São fartos os indícios de que o governo Bolsonaro tem um viés nazista, como no caso do secretário de Cultura que gravou vídeo escancaradamente nazista. Agora, há indícios ainda mais graves de que temos um governo de extração nazista no país.

Oremos, torçamos ou fujamos enquanto dá tempo.

CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO