Brasil continua em perigoso silêncio sobre atentado na China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Magalhães/Ministério das Relações Exteriores/Divulgação

Amanhã no Youtube, às 11 horas, o Ballet Paraisópolis e a Academia de Dança de Beijing celebram o 72º aniversário da República Popular da China.

É iniciativa da diplomacia chinesa, que há uma semana observa o silêncio do governo Jair Bolsonaro sobre o atentado a bomba contra o consulado no Rio.

O ataque aconteceu na noite de quinta-feira da semana passada. Um homem ainda não identificado usou uma bomba caseira contra a sede da representação chinesa.

A investigação da polícia carioca, acompanhada por serviços de segurança da China, Estados Unidos e outros países, indica crime motivado por xenofobia — mais precisamente, sinofobia.

Nenhum país está livre de ações terroristas, por conspiração com cooperação doméstica ou executada por “lobos solitários”. A polícia tem chance razoável de desvendar o mistério carioca.

Inexplicável, por absurda, é a ausência de qualquer manifestação pública do Ministério das Relações Exteriores.

Na gestão do chanceler Carlos França, o Itamaraty se mostra loquaz sobre atentados do Estado Islâmico em Cabul, no Afeganistão, e silencioso sobre ataque a bomba contra uma missão diplomática em território brasileiro.

A sede do consulado chinês em Botafogo, no Rio, está 12 mil quilômetros mais próxima de Brasília do que a cidade de Amir e Hassan, personagens do mundo de ambiguidades moldado por Khaled Hosseini (O Caçador de Pipas), onde desde o mês passado o Talibã interpreta a sharia no idioma dos fuzis e canhões.

Em abril, França telefonou a Wang Yi, chanceler chinês, para pedir ajuda na liberação de uma carga da Sinopharm (30 milhões de doses) e no fornecimento de insumos para produção do imunizante da AstraZeneca (6O milhões) na Fiocruz, a 18 quilômetros do consulado chinês. Yi foi ativo na cooperação, atestou França em audiência no Congresso.

A China investiu US$ 66 bilhões no Brasil na última década, em infraestrutura de eletricidade (48%), petróleo (28%) e mineração (7%). É o principal cliente nas exportações de 13 Estados e segundo maior comprador nos demais.

O silêncio de Brasília sobre o ataque ao consulado chinês é eloquente sobre a dissolução do Itamaraty de França no tumulto do governo Bolsonaro.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf