Candidato à Presidência, Pacheco é desconhecido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (13-15.ago.2021) mostra que subiu o nível de conhecimento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Segundo o levantamento, 31% da população brasileira diz conhecer bem senador –taxa 17 pontos percentuais acima da rodada anterior, aferida em junho. Outros 51% o conhecem apenar de ouvira falar, enquanto 18% não o conhecem.

Hoje, Pacheco é tão conhecido quando o seu antecessor no cargo, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quando estava no final do mandato. As taxas do atual presidente da Casa são quase idênticas às de Alcolumbre em dezembro de 2020.

A avaliação negativa de Pacheco vem em trajetória de alta. Dentre os eleitores que conhecem o presidente do Senado, 29% dizem que seu trabalho é “ruim” ou “péssimo”., uma alta de 6 pontos percentuais em comparação a junho. Os que o avaliam como “regular” são 58%, enquanto 8% o acham “ótimo” ou “bom”.

Rodrigo Pacheco tomou posse em 1º de fevereiro de 2021, depois de ganhar a eleição para presidir o Senado com 57 votos. O presidente da República, Jair Bolsonaro, apoiou sua candidatura.

Esta pesquisa foi realizada no período de 13 a 15 de setembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 411 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Os que têm de 16 a 24 anos (71%) e os moradores do Centro-Oeste (72%) são os que mais consideram o trabalho de Pacheco “ruim” ou “péssimo“. Já os com 25 a 44 anos (14%) e que cursaram até o ensino fundamental (18%) são os que mais aprovam o desempenho do demista.

Dos que consideram o presidente da República “ótimo” ou “bom“, 14% aprovam Pacheco. Na oposição a Bolsonaro, essa taxa é de 4%.

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf