Carluxo tentou proibir pessoas trans no esporte

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Márcio Alves

Um projeto de lei de Carlos Bolsonaro para proibir a participação de pessoas transexuais em competições esportivas no Rio de Janeiro foi considerado inconstitucional e inadequado para tramitar na Câmara de Vereadores da cidade.

O parecer é da equipe de consultoria e assessoramento legislativo da Casa e foi publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira.

Há uma semana, o vereador apresentou proposta para que a Prefeitura fosse impedida de autorizar a realização de provas esportivas nas quais atletas trans participem em times adequados à própria identidade de gênero. Também ficaria vedado o pagamento de bolsas a pessoas que disputassem nessas condições.

O argumento é que a inclusão dessas pessoas seria desigual com outros atletas.

No texto, Carluxo chegou a citar a jogadora de vôlei Tifanny Abreu, que é mulher trans e disputou, com pioneirismo, a Superliga Feminina de Vôlei em 2019, tornando-se alvo de críticas de Bernardinho e de ataques virtuais impulsionados pelo bolsonarismo.

Para a equipe da Câmara que analisou o projeto, a iniciativa do filho de Jair Bolsonaro não se encaixa nas atribuições do Legislativo municipal e, ao mesmo tempo, esbarra em ao menos três artigos da Constituição que estabelecem as competências da União para temas como educação, cultura e esporte.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf