Centrão vai pular fora de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vitor Salgado/ Valor

O cientista político Fernando Limongi, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Senado são as instituições que sobraram no contraponto à atuação do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-PI) “passou pano” ao pedir “pacificação” na relação entre os Poderes, mas não pautar o impeachment.

Em entrevista ao GLOBO, Limongi disse também que os atos de 7 de setembro mostraram que Bolsonaro está “isolado” na cena política, apesar do apoio de seus seguidores mais fiéis e que aposta que o Centrão vai abandonar o presidente em nome dos seus interesses eleitorais.

Os discursos de Bolsonaro no 7 de setembro são o ensaio para um golpe?

A questão é sempre tentar interpretar o Bolsonaro e tentar encontrar razão onde nunca há razão. Se foi um ensaio de golpe, foi um ensaio mal feito. O que entendo que ele pretendia fazer era uma demonstração de força e que com isso ele forçaria os outros atores a um acordo. O que ele mostrou foi sobretudo isolamento e completa falta de senso político.

O senhor acha que a blindagem do centrão ao governo está ameaçada?

Acho que sim. O centrão não rasga dinheiro. O Bolsonaro fez um acordo com eles e esse acordo envolvia algum tipo de troca e de tentativa de chegar a 2022 com viabilidade eleitoral. Agora, continuar com o Bolsonaro é o abraço do afogado.

Na entrevista completa, exclusiva para assinantes, veja a análise da fala do cientista político sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o que podemos esperar do governo Bolsonaro daqui para frente.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf