CPI está indecisa sobre continuar ou parar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy

A cúpula da CPI da Covid vive hoje um dos maiores dilemas desde que foi instaurada: encerrar os trabalhos neste mês ou continuar com a comissão. O embate principal se dá hoje entre o presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM), que defende o encerramento, e ao relator, Renan Calheiros (MDB-AL), que pretende manter as investigações e convocações.

A sensação geral é de que houve uma perda de fôlego das investigações após a retomada dos trabalhos, em agosto. O combinado foi que Renan apresentaria o relatório final no dia 16 deste mês. Com os trabalhos da próxima semana suspensos por causa do dia 7 de setembro e as novas informações envolvendo a empresa de logística VTClog, Renan passou a trabalhar para estender o prazo. Ele e senadores da oposição, como Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Humberto Costa (PT-PE), avaliam que a comissão deve seguir com novas convocações.

Omar Aziz e outros integrantes do G7, grupo majoritário da CPI, pressionam para que os trabalhos terminem ainda neste mês. A interlocutores, o presidente da comissão fala que é garantido que o relatório final será apresentado em setembro e diz que as investigações se esgotaram.

Os depoimentos realizados nas últimas semanas têm sido considerados de pouco impacto por boa parte dos congressistas. A equipe técnica jurídica que atua na CPI também tem afirmado aos parlamentares que é hora de encerrar os trabalhos e que poucas novidades relevantes estão aparecendo. Além disso, a participação de parlamentares também vem diminuindo. Nomes como o de Otto Alencar (PSD-BA) e Tasso Jereissatti (PSDB-CE) têm aparecido com menor frequência nas sessões.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf