Dallagnol e cia. podem perder cargos por abuso de poder

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis, votou nesta terça-feira pela abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra os procuradores da antiga força-tarefa da Lava-Jato do Rio de Janeiro, que pode resultar na demissão deles dos seus cargos públicos.

Após a apresentação do voto de Rinaldo, um dos conselheiros anunciou que irá pedir vista para analisar com mais tempo o caso. Por isso, o julgamento não deve se encerrar nesta terça. Caso a maioria do plenário siga o voto do corregedor, será aberto um PAD para produção de provas e oitiva de testemunhas. Ao final dessa tramitação, o CNMP julgaria se cabe aplicação de pena de demissão ou não.

O caso se baseia em uma representação movida pelos ex-senadores Edison Lobão (MDB-MA) e Romero Jucá (MDB-RR), que foram denunciados pela Lava-Jato do Rio sob acusação de recebimento de propina desviada das obras da usina nuclear de Angra 3. Na representação enviada ao CNMP, eles acusam os procuradores da antiga força-tarefa de terem vazado informações sigilosas por meio da divulgação de um comunicado à imprensa que relatava a apresentação da denúncia contra os políticos.

Comunicados desse tipo são corriqueiramente feitos pelo Ministério Público Federal e pela própria Procuradoria-Geral da República na ocasião de oferecimento de denúncias, mesmo em processos que tramitam sob sigilo. Em sua defesa, a antiga força-tarefa argumentou que o processo sobre os ex-senadores não deveria estar sigiloso e que esse sigilo foi retirado pela Justiça Federal logo após a apresentação da denúncia. Também citou que a própria Procuradoria-Geral da República faz a divulgação à imprensa de denúncias protocoladas na Justiça, mesmo quando as peças estão sigilosas.

Em seu voto, Rinaldo Reis afirmou que os procuradores agiram “sem o zelo necessário” e fizeram uma divulgação “prematura” da denúncia, antes que o sigilo fosse retirado. O corregedor classificou de “reprovável” a conduta dos procuradores por terem “se adiantado” e divulgado à imprensa a apresentação da denúncia, antes de uma decisão da Justiça. Citou ainda indícios de infração disciplinar na conduta.

— Os processados conduziram-se sem o zelo necessário, direcionando-se com consciência e plena vontade no sentido de divulgar rapidamente o trabalho atinente à conclusão das investigações e correspondente ao oferecimento de exordiais acusatórias que nem ao menos haviam sido recebidas naquele momento — afirmou o corregor.

Sobre a possível pena a ser aplicada aos procuradores, Rinaldo afirmou que isso ainda terá que ser decidido pelo plenário do CNMP. A pena de demissão pode ser convertida em uma suspensão.

No mês passado, um grupo de 35 subprocuradores-gerais da República, que compõem o último degrau da carreira do Ministério Público Federal, divulgou um comunicado em defesa dos procuradores da Lava-Jato do Rio neste caso. Escreveram na manifestação que “a divulgação da denúncia (…) apenas instrumentalizou, ordinariamente, os deveres de publicidade e informação, reclamados nos Estados de Direito, que são a fiel expressão do princípio republicano a que todos os órgãos públicos devem observar, por prestarem contas de seus atos à cidadania”. Dizem ainda que “o dever constitucional de publicidade impõe-se por inafastável apreço à República”.

O caso tem provocado repercussão nos bastidores do MPF, já que a divulgação de ações dos procuradores por meio de releases à imprensa é comum. O entendimento é que uma punição poderia abrir precedente para punir qualquer procurador da instituição.

São alvos do processo o antigo coordenador da força-tarefa, Eduardo El Hage, e os procuradores Fabiana Schneider, Marisa Ferrari, José Augusto Vagos, Gabriela Câmara, Sérgio Pinel Dias, Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, Stanley Valeriano da Silva, Felipe Bogado Leite, Renata Ribeiro Baptista e Tiago Misael de Jesus Martins.

Em defesa apresentada na sessão, o advogado dos procuradores, Eugênio Pacelli de Oliveira, leu um ofício apresentado pela juíza federal Caroline Vieira Figueiredo, responsável pelo caso, no qual ela afirmou que não decretou sigilo na ação penal. Pacelli também afirmou que a divulgação da denúncia não apresentou nenhum dado sigiloso que violasse a privacidade dos acusados, apenas os seus nomes.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf