Delegado diz ao STF que foi afastado por investigar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Correa / PR

O delegado da Polícia Federal Felipe Leal afirmou, em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que realizou diligências com o objetivo de investigar se o presidente Jair Bolsonaro determinou retaliações aos delegados da PF que investigaram o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

O ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Felipe Leal do inquérito sobre suposta interferência indevida de Bolsonaro na PF na semana passada, após o delegado ter dado início a diligências que apurariam atos de gestão do atual diretor-geral da PF Paulo Maiurino, que atingiram delegados das investigações contra Salles. Moraes argumentou que esses atos extrapolavam o escopo do inquérito, aberto a partir das acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Por isso, o delegado Felipe Leal apresentou um relatório parcial dos trabalhos com a justificativa para as diligências. Argumentou que seu objetivo era investigar os fatos, porque também poderia revelar interferências indevidas na PF, e disse que a linha de investigação “não possui qualquer juízo de valor antecipado” e nem “pressupõe responsabilidades”, negando que investigaria Maiurino de forma camuflada.

A hipótese apresentada no relatório é que a exoneração do delegado Alexandre Saraiva da Superintendência da PF do Amazonas e a não nomeação do delegado Franco Perazzoni para uma promoção na carreira poderiam ter relação com atos do presidente Jair Bolsonaro para blindagem de familiares ou aliados.

Por isso, o delegado reformulou a hipótese criminal que baseava a investigação para incluir esses novos fatos, por considerar haver relação com o objeto do inquérito. A nova hipótese criminal apresentada foi a seguinte: “Jair Messias Bolsonaro valendo-se da qualidade de Presidente da República, em atos de blindagem de familiares ou de integrantes do seu governo, teria determinado inicialmente a substituição dos Superintendentes nos Estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco, e posteriormente a exoneração do Superintendente do Amazonas e não nomeação de Franco Perazzoni como Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, no Distrito Federal”.

Agora, com a determinação de Moraes, o inquérito será redistribuído para um novo investigador, que faz parte do Serviço de Inquéritos (Sinq), órgão da sede da PF em Brasília responsável pela investigação de políticos com foro privilegiado.

Felipe Leal havia sido designado pelo próprio Moraes para conduzir o inquérito. Ele chefiava o Sinq na gestão anterior da PF, mas foi afastado do cargo após Maiurino assumir a direção-geral.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf