DEM e PSL têm surto de otimismo e veem chance na ‘terceira via’

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Câmara

Depois de aprovada pela executiva nacional do Democratas, a fusão do DEM com o PSL já tem data para ocorrer. Os dois partidos pretendem concluir o processo interno até o dia 6 de outubro. A partir daí caberá a homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deverá avançar até o início do próximo ano. De acordo com o vice-presidente do PSL, deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), a unificação fortalece o projeto da “terceira via” para as eleições de 2022.

“É muito positivo para o momento que o país vive de polarização você ter um partido fortalecido e dará um alento para a população, aqueles 53% que querem fugir do extremo”, disse o deputado.

Bozzella acredita que a fusão terá impacto positivo para os dois partidos. Segundo ele, mesmo sem a união, o PSL conseguiria fazer entre 40 e 50 deputados federais em 2022. Com a nova legenda, o número poderá ser maior.

“Estávamos rodando todo o território nacional com o objetivo de fazer 40, 50 deputados federais com base no ativo político que a gente pertence. Com a fusão, acho que a gente pode vir a fazer 60, 70 e fortalecer o projeto da terceira via”, disse.

O deputado Zacharias Calil (DEM-GO), que participou do último encontro do Democratas, também ressaltou o fortalecimento da terceira via com o novo partido. “Todos estão falando sobre a terceira via. Acredito que ela é ideal dentro do novo partido, mas ainda não foi discutido internamente”.

Com a junção, a nova sigla passará a dominar, ao menos em números, a direita política no Brasil. A legenda também vai liderar o tempo de TV em horário eleitoral, tal como o fundo partidário anual e o fundo eleitoral.

Da forma como estão atualmente, juntos, DEM e PSL formariam a maior bancada da Câmara com 81 parlamentares, reunindo em seus quadros nomes díspares que vão de Kim Kataguiri (DEM-SP), deputado que apoia o impeachment de Jair Bolsonaro, ao filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – o primeiro já chamou o segundo de “quadrilheiro”.

A expectativa, porém, é de que os políticos mais ligados a Bolsonaro deixem a sigla, sem perder o mandato. O prazo para isso seria de 30 dias e entre os nomes que devem desembarcar estão, além do filho do presidente, as deputadas federais Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF).

Zacarias Calil afirma que a desidratação do DEM também é inevitável, mas que conversas sobre o impeachment estão fora de questão neste momento.

“Sabemos que vai ter uma desidratação. Pessoas vão sair. Mas também teremos espaço para novas filiações. Ainda é incerto. O impeachment está fora de questão, não é o momento para isso. O Brasil está precisando reorganizar a economia e principalmente a saúde”, diz o deputado.

Calil também afirma que o atual presidente do DEM, ACM Neto, demonstrou desapego sobre a liderança nacional do novo partido.

“A partir do momento que você tem esse desapego, existe um movimento estratégico. Isso é muito interessante porque o partido vai crescer muito”, afirmou.

No novo organograma em discussão, haveria um modelo de gerência compartilhada, ACM Neto como secretário-geral e Luciano Bivar, atual presidente nacional do PSL, o comandante da nova legenda.

Pelos cálculos de integrantes das cúpulas do DEM e PSL, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levará até quatro meses para homologar a união. Para estar apto às disputas de 2022, o novo partido precisa ser regulamentado junto ao TSE. Por isso, os partidos correm para oficializar a união até outubro.

A decisão do DEM deverá seguir para uma convenção nacional. Os dois partidos também devem se reunir nas próximas semanas para alinhar demais detalhes da junção.

Congresso em Foco

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf