Empresariado quer que Legislativo e Judiciário reajam a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Romulo Chico/DP

Empresários ouvidos pelo blog defendem uma reação firme e decisiva tanto do Congresso Nacional como do Supremo Tribunal Federal (STF) aos discursos em tom golpista feitos pelo presidente Jair Bolsonaro nas manifestações convocadas por ele para o 7de Setembro.

Na avaliação do empresariado, o país está imobilizado diante da escalada presidencial com ataques às instituições democráticas.

Segundo os empresários, o país precisa de estabilidade e serenidade e, neste momento, o que o presidente da República tem semeado é exatamente o contrário: incertezas e turbulência.

A preocupação do mundo empresarial é que a crise institucional está contaminando cada vez mais a economia, prejudicando os negócios no país.

A expectativa de empresários é que o Congresso Nacional sinalize como vai se comportar daqui para a frente diante do comportamento do presidente.

Um empresário disse ao blog que o ideal seria os líderes partidários acertarem uma pauta de interesse do país, sem ouvir o Palácio do Planalto, e votá-la. Caso Bolsonaro decida vetar algo, o Legislativo derrubaria o veto.

“Arthur Lira e Rodrigo Pacheco deveriam sentar, combinar com os líderes uma pauta de interesse do país, isolando o Bolsonaro, e tocar a vida para a frente. Seria quase instalar um parlamentarismo no país diante da posição do presidente, que só pensa nos seus interesses e não ataca os problemas reais do país”, disse um dos empresários.

No caso do STF, a expectativa é que o presidente do Supremo, Luiz Fux, dê uma resposta firme e dura aos ataques do presidente e deixe claro que os discursos de Bolsonaro não vão mudar a atuação da corte, que vem funcionando como um freio nas tentativas inconstitucionais desferidas pelo presidente da República.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf