Entidades se unem em defesa da democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Santos – 21.fev.2019/Folhapress

Um grupo de 29 entidades da sociedade civil se reuniu para promover uma campanha pela democracia brasileira.

A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (15), inclui uma agenda com propostas que podem ser utilizadas por instituições, líderes da sociedade civil, meios de comunicação e cidadãos na defesa da democracia, segundo comunicado das organizações.

Também faz parte da ação a divulgação de um vídeo no qual personalidades falam sobre ataques que sofreram por conta de sua atuação profissional e posicionamentos políticos.

Entre as entidades que participam do movimento estão o Instituto Igarapé, Instituto Alana, Aliança Nacional LGBTI+, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Conselho Nacional da Juventude, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Instituto Sou da Paz e Fundação Tide Setubal.

“A defesa da democracia é um exercício diário e rotineiro, em especial em países como o Brasil, onde a democracia é jovem e está longe de ser consolidada. O fechamento do espaço cívico representa um ataque direto à democracia, já que se trata da esfera pública onde cidadãs e cidadãos se organizam, debatem e agem para influenciar as políticas públicas e os rumos de nosso país”, afirma Ilona Szabó, presidente do Instituto Igarapé e colunista da Folha.

Segundo ela, vivemos uma situação dramática de restrição das liberdades de expressão, de participação, de associação, do exercício da liberdade de imprensa, de reunião e das atividades acadêmicas.

A agenda e o vídeo fazem parte do Programa Espaço Cívico, que inclui pesquisas e análises sobre o tema, uma série de podcasts, um livro e um a rtigo.

O vídeo traz depoimentos de personalidades como Carolina Solberg, Debora Diniz, Felipe Neto, Ricardo Galvão, Zezé Motta e Pedro Hallal, também colunista da Folha.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf