Esquerda fluminense firma com Lula pacto de não-agressão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Representantes das executivas estaduais dos principais partidos de esquerda do Rio terão uma reunião nesta quinta para conversas sobre as eleições de 2022.

Integrantes do PT, PDT, PSB, Psol e do PCdoB participarão do encontro em um hotel no centro do Rio. Não sairá da reunião uma proposta de aliança, longe disso.

Os partidos vão conversar para identificar propostas de governo convergentes e também para firmar um pacto de não agressão no primeiro turno das eleições ao governo do estado do Rio no ano que vem.

Destes cinco partidos, o PDT já anunciou que vai concorrer à vaga com o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves e o PSB, com o deputado federal Marcelo Freixo.

Nos bastidores, alguns atores políticos progressistas disseram à coluna que dão como provável a ida do atual governador Cláudio Castro ao segundo turno da eleição. Eles acreditam, inclusive, que quanto mais Castro se afasta do bolsonarismo, mais forte ele fica eleitoralmente.

O objetivo dos progressistas não é mais necessariamente fechar uma aliança ampla, mas evitar uma luta fratricida entre nomes do mesmo campo que, ao fim, poderia fortalecer a candidatura do atual governador.

A reunião desta quinta tem esse espírito. Para evitar constrangimentos no segundo turno, a ideia seria ir devagar no andor com as críticas aos adversários do mesmo espectro ideológico.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf