Faltam funerárias em Brasília

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A licitação para escolher 49 funerárias que prestarão os serviços no Distrito Federal não conseguiu preencher nem um terço das vagas previstas em edital. Durante a abertura dos envelopes com as empresas interessadas, somente 43 funerárias foram incluídas na disputa pela outorga do Poder Público para poderem atuar em Brasília.

Já com número menor que o mínimo previsto em edital, quando as empresas começaram a fase de habilitação, 32 foram reprovadas. Assim, somente 11 funerárias ainda estão na disputa.

As reprovações e resultados da fase de pré-qualificação foram publicadas em Diário Oficial do DF no dia 23 de agosto. Neste momento, a licitação com outorga de R$ 195 mil para prestação de serviços por 10 anos, está em fase recursal. As contrarrazões serão apresentadas nesta quarta-feira (1º/9). Se não houver 49 empresas habilitadas, novo procedimento licitatório precisa ser feito.

Assim, depois de idas e vindas, brigas judiciais, questionamentos e até casos de polícia, a Secretaria de Justiça terá que abrir novo processo, receber outras propostas para saber se as novas funerárias estão se encaixam dentro dos padrões do edital.

“O resultado da inabilitação ainda pode piorar após as próximas análises. Temos só 11 empresas aptas de um certame para 49. É uma demonstração claríssima de que o edital não preza pela competitividade, que restringe as possibilidades apenas para algumas empresas”, afirmou o advogado da Associação das Funerárias do DF, Huilder Magno de Souza.

Ele acredita que, se não houver mudança no edital, as vagas nunca serão preenchidas. “Precisa mudar o edital, como já pedimos diversas vezes. A capacidade técnica exige experiência com transporte de urna, de transporte de corpos, em pelo menos 15 situações, entre outros. As empresas não têm isso”, acredita.

O preço das outorgas de R$ 195 mil também é outro fator limitante. Segundo empresários de funerárias, seria impossível pagar esse valor e ter lucro, mesmo com os 10 anos de prestação de serviço.

Questionada sobre a possibilidade de o DF ficar sem o serviço funerário, a Secretaria de Justiça informou que tal possibilidade não existe. “Não sendo adjudicada a totalidade de outorgas, será realizado novo procedimento licitatório, no prazo máximo de 90 dias, após a homologação da concorrência, para a outorga das permissões relativas às localidades remanescentes, que serão reunidas em novos grupos”, adiantou a pasta.

A Sejus ainda frisou: “Ressaltamos que o DF não ficará sem funerárias, será aberto um novo certame”.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf