Governador de Minas tira máscara em evento para bajular Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um mês depois de rebater o governo federal sobre o impacto do ICMS no preço dos combustíveis, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), mostrou nesta quinta-feira (30) seguir alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.

Os dois participaram do anúncio de obras para extensão do metrô da capital mineira. A solenidade ocorreu no Palácio Tiradentes, sede do governo do estado, em Belo Horizonte.

Zema mostrou entrosamento também com os simpatizantes bolsonaristas que acompanharam a cerimônia. Ao começar a discursar, o governador —o único entre as autoridades que usava máscara— retirou a proteção a pedido dos presentes, que vibraram com o seu gesto.

Zema ainda foi afagado pelos apoiadores do presidente, que protestaram contra o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). O chefe do poder executivo municipal é o provável rival de Zema na disputa pelo Palácio Tiradentes no ano que vem. Em coro, os manifestantes gritaram “fora Kalil”.

Zema foi eleito em Minas Gerais na onda bolsonarista que varreu o país nas eleições de 2018. No final de um dos debates televisivos entre candidatos, ainda no primeiro turno, Zema chegou a pedir votos para Bolsonaro.

O Novo, partido do governador, naquele momento tinha João Amoedo como candidato na disputa pelo Palácio do Planalto. Hoje o partido vive um racha nacional diante de divergências sobre apoio e críticas a Bolsonaro.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro também afagou Zema. “Como é bom ter um governador da estatura do Romeu Zema. Um homem que ninguém conhecia na política. Foi uma surpresa para todos nós a sua ascensão. A humildade do Zema é o segredo do seu sucesso aqui em Minas Gerais”, disse.

O presidente ao discursar voltou a falar do impacto do ICMS nos preços dos combustíveis, mas, desta vez, ponderou não querer brigar com governadores sobre o tema. O tributo é uma das principais fontes de arrecadação dos estados.

Em 27 de agosto, em uma série de 10 publicações na rede social, Zema afirmou não ter feito mudanças nas alíquotas do ICMS no estado. À época, Bolsonaro havia dito que a culpa da gasolina cara era dos governadores.

“Sobre os combustíveis, vamos deixar algumas coisas claras. Não houve nem haverá aumento de impostos na minha gestão. O ICMS dos combustíveis em Minas é o mesmo desde 2018, quando a gasolina era R$ 4”, disse, no primeiro tuíte da série.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf