Governador do Rio agora quer se afastar de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), vem tentando, nas últimas semanas, se livrar da pecha de “bolsonarista”. Por trás da tentativa, está uma estratégia em busca de apoio político para se reeleger ao governo fluminense nas eleições do próximo ano.

Em conversas recentes com interlocutores, Castro tem feito questão de repetir não ser “bolsonarista”. Diz que essa foi uma pecha que colocaram nele por ter tido apoio do presidente Jair Bolsonaro quando assumiu o governo do Rio, após o afastamento em Wilson Witzel, em 2020.

O governador admite ter uma boa relação e “gratidão” a Bolsonaro pelo apoio, mas ressalta que dialoga com todos, até com a esquerda. Ele cita, por exemplo, ter “ótima” relação com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), que é próximo do ex-presidente Lula.

Ao tentar se afastar do bolsonarismo, Castro mira um apoio que julga ser essencial para sua reeleição: o do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Por ora, contudo, Paes promete apoiar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, que quer disputar o governo do Rio pelo PSD. Há ainda quem aposte que o próprio Paes será candidato.

A interlocutores, Castro exalta o que ele julga ser seu principal atrativo político: não poder disputar o Palácio Guanabara em 2026, pois já terá se reelegido em 2022. Com isso, poderia assumir um compromisso de apoiar Paes na eleição para governador em 2026.

Ainda na estratégia para 2022, Castro tem buscado estreitar relações com o Centrão. Em 27 de agosto, promoveu um almoço para os dirigentes e as bancadas federais do PL e PP. Também criou ou recriou seis secretarias no governo para abrigar indicados políticos do grupo.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf