Governo se arrepende de ter ameaçado Febraban e Fiesp

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Auxiliares próximos do presidente Jair Bolsonaro já reconhecem que foi um erro estratégico ter feito grande pressão para evitar a divulgação do manifesto da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com entidades dos setores produtivo e financeiro pela pacificação institucional.

Nas palavras de um interlocutor direto do presidente Bolsonaro, o tiro saiu pela culatra, pois a repercussão foi muito maior e acabou expondo a debandada de empresários que apoiavam no início a política liberal do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A percepção é que o episódio evidenciou um isolamento bem maior do governo e um recado do setor produtivo de que vai puxar o freio de mão de novos investimentos se permanecer essa instabilidade permanente nas relações institucionais provocada pela gestão Bolsonaro.

Há o reconhecimento interno de que o governo errou na dose para segurar o manifesto da Fiesp. Depois da pressão direta ao presidente da entidade, Paulo Skaf, o manifesto foi adiado.

Mas na noite da quinta-feira (2), a própria Febraban reafirmou o apoio ao manifesto em defesa da democracia, depois do governo ter ameaçado com a saída do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal da entidade. Depois do comunicado, os bancos públicos desistiram de deixar a Febraban.

“A repercussão foi muito maior. O manifesto já era bem cauteloso, sem um ataque direto ao governo. Foi um erro ter feito tanta pressão”, reconheceu ao Blog um interlocutor direto do presidente Jair Bolsonaro.

Com o movimento da Fiesp de adiar a divulgação do manifesto, outras entidades divulgaram textos bem mais contundentes com críticas ao governo e em defesa da democracia, inclusive no setor do agronegócio.

O governo chegou a articular um manifesto com teses bolsonaristas divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Mas a reação neste caso partiu do próprio estado de Minas Gerais. Foi divulgado na quarta-feira (1º) um “Segundo Manifesto dos Mineiros”, articulado pela Associação Comercial e Empresaria de Minas (ACMinas) e com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

“A ruptura pelas armas, pela confrontação física nas ruas, é sinônimo de anarquia, que é antônimo de tudo quanto possa compreender uma caminhada serena, cidadã e construtiva. A democracia não pode ser ameaçada, antes, deve ser fortalecida e aperfeiçoada. O que se pretende provocar é outro tipo de ruptura: a ruptura através das ideias e da mudança de comportamentos em todas as dimensões da vida”, afirma o manifesto dos mineiros em um dos trechos mais críticos.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf