Ibep divulga manifesto pela democracia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Pela Democracia.

A democracia não é um fenômeno natural. Ela é uma construção histórica, que cobrou suor e sangue de seu povo. Muito menos é conquista finda, cristalizada para sempre ser cultuada. Ela é uma prática social e política permanentemente em movimento. É uma florzinha tênue que precisa ser diariamente regada e protegida dos maus ventos. No Brasil, ela só se firmaria já nos meados do século passado, para mesmo assim ser seguidamente fraturada por golpes de força. Da última ditadura nos livramos em 1985, e quando estávamos para comemorar o fortalecimento das instituições, vimos abaterem-se contra elas as mais graves ameaças, pois são articuladas a partir da presidência da república. As ameaças são de toda ordem e chegam mesmo a atingir os poderes da república. A questão central para a qual devemos concentrar nossos melhores esforços, hoje, portanto, é a preservação da democracia, sem a qual é impossível pensar em defesa dos interesses dos trabalhadores e das massas empobrecidas pelo desvario de um neoliberalismo arcaico e antinacional.

No momento em que se registra a data simbólica do bicentenário da Independência do Brasil, somos postos diante de temores quanto à continuidade do regime, e as esperanças de um bom futuro são substituídas por nuvens de maus presságios anunciadores de mais esgarçamento do tecido social já de si fragilizado pelo caráter da sociedade de classe.
O Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP), cônscio de suas responsabilidades como instituição dedicada à análise reflexiva de seu processo histórico, soma-se às manifestações de todos aqueles que se erguem em defesa da democracia.
Façamos desse instante um compromisso de mobilização social para impedir retrocessos, já experimentados no passado remoto e recente.
Diretoria do IBEP
Roberto Amaral – presidente emérito
Francis Bogossian – presidente
Lincoln Penna – vice-presidente

Redação

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf