Inflação promete bombar em ano eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

A alta dos preços tem pressionado o orçamento das famílias e já levou a aumentos na taxa básica de juros. E analistas do mercado financeiro já estão atentos ao comportamento da inflação para o próximo ano. No Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 20, o mercado projeta o IPCA, índice oficial de inflação do país, a 4,10%. A estimativa é superior a meta definida para o ano que vem, em 3,5% e maior que os 3,93% previstos há um mês atrás.

“A ideia de que a inflação era temporária devido aos efeitos da pandemia e que ia ser normalizar com o tempo, isso a gente pode esquecer. Já convivemos com uma inflação expressiva há algum tempo e que deve persistir nos próximos meses”, diz Samuel Cunha, economista da H3 Invest.

A inflação não é um fenômeno apenas local. No último ano, em decorrência dos efeitos gerados pela pandemia da Covid-19, a alta dos preços é uma preocupação local, atingindo até mesmo as economias mais desenvolvidas, como os Estados Unidos. Aqui, a pressão é grande. O Brasil já é o terceiro país com a maior inflação da América Latina, ficando atrás apenas de Argentina e Haiti. Nos últimos dozes meses até agosto, o IPCA chegou a 9,68%. A previsão do mercado é que, até o fim do ano, o índice fique em 8,35%.

Os choques de oferta e demanda ocasionados pela pandemia pressionaram a inflação em nível global. Entretanto, no Brasil o problema parece estar longe de ser solucionado. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a crise hídrica e a volatilidade nos mercados causada pelas crises políticas têm impactado diretamente na alta do dólar, que passa a encarecer os produtos importados, como os combustíveis, por exemplo.

“Os setores de energia, combustíveis e o alimentício de carne são responsáveis por mais da metade da inflação nos últimos dozes meses. Se tirássemos esses três itens da cesta, a inflação giraria em torno de 4,5%”, avalia Cunha. O economista diz que é preciso redobrar a atenção com a crise hídrica, uma vez que a energia tem peso direto e indireto no preço desses outros componentes.

Para conter a inflação, alguns países aumentaram a taxa de juros. Dentro os países do G20, Turquia e Brasil foram os que mais aumentaram a taxa de juros no último ano. Nesta quarta-feira, 22, o Copom se reúne para decidir sobre o novo patamar da Selic. A expectativa do mercado é de elevação em 1 ponto percentual, de 5,25% pra 6,25%, encerrando o ano em 8,25%.

Para além do efeito global e dos impactos no Brasil, a inflação deve ter um novo fator de pressão: o aumento da alíquota do IOF, decretado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de bancar o novo Bolsa Família. De acordo com um levantamento do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), o aumento do IOF, que entrou em vigor nessa segunda, pode elevar em até 0,2% a inflação do ano, devido ao aumento de custo para as empresas tomadoras de crédito que podem repassar esse aumento para os preços.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf