Investidores se reúnem com PT e siglas da “terceira via”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A 13 meses da eleição presidencial, dirigentes dos principais partidos não têm clareza sobre qual espaço disputarão no eleitorado entre Lula e Bolsonaro. Presidentes de PSD, PSDB e DEM apostam em candidaturas próprias num cenário em que a única certeza é colocada sobre a presença de Lula no segundo turno.

Gilberto Kassab (PSD), Bruno Araújo (PSDB), Gleisi Hoffman (PT) e ACM Neto (DEM) participaram de um evento virtual com investidores promovido por um banco, nesta terça-feira, para debater o cenário para 2022. Com exceção da petista, nenhum deles crava qual será o nome que devem lançar no ano que vem.

O principal imbróglio está numa dupla concorrência pela candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, atualmente no DEM. Kassab diz confiar que conseguirá atraí-lo ao PSD para brigar pelo Planalto. Neto, por sua vez, tem um plano B caso perca a principal peça: o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro Luiz Henrique Mandetta.

O presidente do PSD diz acreditar até que Bolsonaro poderá não estar no segundo turno da eleição. Para ele, os quase 600 mil mortos na pandemia e os números ruins na economia, com alta inflação e desemprego e PIB patinante, devem jogar um fardo nas costas de Bolsonaro do qual o presidente não terá como, segundo Kassab, se livrar a tempo do pleito.

— São circunstâncias difíceis de serem revertidas. Acredito que no segundo turno possa estar o presidente Lula com a terceira via — declarou Kassab.

O ex-prefeito de São Paulo também afirmou não existir “nenhum problema” entre ele e Neto pela disputa pela candidatura de Pacheco. Como vem se posicionando nas últimas semanas, Kassab se recusou a responder se ficará com Lula num eventual turno contra Bolsonaro.

Araújo, por sua vez, não descarta o PSDB retirar o lançamento da cabeça de chapa para apoiar alguém com maiores chances de vitória em 2022. O partido passa por um processo de prévias internas para escolha do candidato presidencial, que deve ser definido somente em novembro. Os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (PSDB) disputam a vaga.

— Claro que o escolhido de um processo tão vigoroso e forte como esse sai com muita força política, mas cabe a ele demonstrar que tem liderança política, pessoal, republicana, de fazer esse conjunto de forças entender que ele é o melhor nome, ou ter a humildade suficiente de entender que surgiu uma outra força política — disse Araújo.

Além de uma eventual candidatura de Pacheco, o DEM também coloca as fichas numa possível fusão com o PSL. Neto negocia com Luciano Bivar, presidente da legenda, uma união que poderia transformar o novo partido no maior da Câmara — e, consequentemente, tentar abocanhar a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral.

— Os próximos 15 dias serão decisivos, e vamos ter uma ideia se essa fusão irá adiante ou não — afirmou.

Enquanto eles esperam o avanço do calendário para definir o xadrez político ainda cheio de dúvidas, os dirigentes dividem uma certeza: não há clima hoje para impeachment de Jair Bolsonaro.

Para Kassab, Bolsonaro tinha uma base parlamentar sólida na Câmara até o discurso em tom golpista do 7 de Setembro, a partir do qual “iniciou-se rapidamente um movimento pelo impeachment”. A carta escrita por Michel Temer e divulgada via Palácio do Planalto, em que colocava panos quentes na situação e manobrava um recuo nas declarações, no entanto, esfriou o clima. Segundo ele, “desapareceu o fato concreto”.

Neto disse não acreditar “nem em golpe nem em impeachment”, e que recebeu com “alívio” a carta do Planalto. Para Araújo, não há clima de impeachment porque o Centrão é base do governo (Arthur Lira e Ciro Nogueira, do PP, são respectivamente presidente da Câmara e ministro da Casa Civil). Já Hoffmann passou ao largo do assunto e preferiu focar na boa colocação de Lula nas pesquisas eleitorais para 2022.

Questionada sobre o projeto econômico de um eventual terceiro governo Lula, Hoffmann disse que “todos conhecem” o ex-presidente, e elogiou a responsabilidade fiscal do governo Lula. Ela defendeu mudanças no teto de gastos, que, diz, foi burlado diversas vezes na atual gestão, com orçamento secreto e orçamento paralelo, por exemplo.

Hoffmann apostou nas políticas públicas de renda para expansão do mercado consumidor no Brasil como forma de reaquecer a economia:

— O que o presidente Lula sempre diz é: o que eu posso oferecer a vocês, empresários e investidores, é um grande mercado consumidor, para botar renda na mão da nossa gente.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf