Justiça do DF decidirá sobre bens de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta quinta-feira, 23, em uma das três ações movidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF) para desbloquear seus bens, retidos em processos da Operação Lava Jato.

A subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo entende que o pedido de desbloqueio ao STF está “prejudicado” e perdeu seu objeto em função da recente decisão da Justiça Federal do Distrito Federal de rejeitar a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) no caso do sítio de Atibaia. A punibilidade do petista foi extinta pela decisão da juíza Pollyanna Kelly Maciel Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília. Para Lindôra, cabe à magistrada, e não ao STF, a análise da liberação dos bens.

“Observa-se, portanto, que houve a rejeição da denúncia em relação a, dentre outros, o reclamante Luiz Inácio Lula da Silva, tendo sido, em seguida, declara a extinção da punibilidade do reclamante. Nesse cenário, embora não tenha sido localizada informação acerca de deliberação sobre o pedido de liberação de bens do reclamante, sua apreciação é de competência do Juízo prolator da decisão acima mencionada”, afirma a PGR.

A Segunda Turma do Supremo analisa uma outra ação protocolada pelos defensores de Lula para que ele retome seu patrimônio. O caso começou a ser julgado no início de agosto, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o tema, feito pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Antes de Lewandowski, o ministro Edson Fachin, relator do processo, havia votado contra o pedido da defesa. O colegiado é composto ainda pelos ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques e tem uma vaga em aberto, após a saída da ministra Cármen Lúcia para a Primeira Turma e a demora em preencher a cadeira deixada no Supremo pela aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Há ainda uma terceira ação para desbloqueio dos bens de Lula em tramitação na Corte. Fachin já havia negado seguimento ao pedido monocraticamente, isto é, em decisão individual, mas a defesa do ex-presidente recorreu, pedindo reconsideração de seu entendimento ou julgamento do caso na Segunda Turma. O ministro ainda não tomou uma decisão final.

Reportagem de VEJA publicada em junho mostra como, depois da recuperação de sua liberdade e seus direitos políticos, Lula voltou suas baterias judiciais ao desbloqueio de seus bens. A principal argumentação é a de que a maior parte que amealhou é oriunda de palestras proferidas por ele após ter deixado o comando do país e em relação às quais as investigações da Polícia Federal não apontaram nenhum crime

O montante em discussão é de cerca de 6 milhões de reais, entre imóveis, veículos, aplicações financeiras e saldos bancários, valor correspondente à metade pertencente a Lula no patrimônio dele e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, com quem era casado em comunhão universal de bens (ela morreu em 2017). A outra metade, conforme o inventário apresentado à Justiça, será dividida igualmente entre os quatro filhos: Fábio Luís, Marcos Cláudio, Sandro Luís e Luís Cláudio.

Encontram-se indisponíveis as partes do ex-presidente em três apartamentos, um sítio e um terreno em São Bernardo do Campo, veículos, dois planos de previdência privada e pouco mais de 600 000 reais em bancos.

Lula já havia conseguido junto à Lava-Jato o desbloqueio de uma conta no Bradesco na qual recebe uma pensão de anistiado político de cerca de 6 000 reais mensais e que tinha cerca de 63 000 reais (em 2017), e valores equivalentes a quarenta salários mínimos (em 2020). Enquanto o STF não toma uma decisão, além da pensão, ele embolsa um salário de 30 421 reais mensais que recebe do PT enquanto presidente de honra da legenda, sob o regime da CLT.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf