Kassab diz que recuo de Bolsonaro adia impeachment

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eduardo Carmim/Estadão Conteúdo

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, é em Brasília como uma espécie de biruta da política, capaz de indicar para onde sopram os ventos da República. Mas nem ele, que é o entrevistado do episódio 20 do A Malu Ta ON, pôde antecipar a carta-recuo. Escrita por Michel Temer e divulgada por Bolsonaro nesta quinta-feira, o texto desdiz tudo o que o presidente tinha bradado contra o Supremo e o ministro Alexandre de Moraes, no palanque de 7 de setembro.

Até então, Kassab estava convencido de que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não conseguiria barrar a abertura de um impeachment contra Jair Bolsonaro. Agora, o presidente nacional do PSD avalia que a carta atenuou a tensão e que o risco de impedimento está afastado – por enquanto. “No momento em que ele volta atrás, não há risco de impeachment por conta desse episódio do 7 de setembro”, disse Kassab a Malu Gaspar.

No episódio, gravado em duas partes – uma antes e outra depois da carta-recuo de Bolsonaro -, Kassab observa que o temperamento que o empurra para o conflito. “Do jeito que ele está indo ele vai escorregar. Faz dois anos que ele não muda a postura, está numa crescente e nós não podemos esperar alguém promover a destruição das instituições ou o golpe”. Por isso, Kassab diz acreditar que Bolsonaro acabará fora do segundo turno.

Na conversa com Malu Gaspar, Kassab relata que já há nos bastidores de Brasília o prenúncio de um desembarque de parlamentares governistas em 2022. De olho em 2022 e na alta rejeição de Bolsonaro, deputados e senadores de legendas como PP, PL e Republicanos já ensaiam um distanciamento do presidente. Kassab diz ainda que João Doria (PSDB) não tem chances de vencer a eleição como uma opção da chamada terceira via, e jura que a virtual candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), à Presidência pelo PSD é para valer. “Espero que ele aceite o nosso convite”.

Sempre conduzido pela jornalista Malu Gaspar, o A Malu Tá ON traz entrevistas sinceras e diretas com gente que está fazendo a história acontecer. O programa está disponível toda sexta-feira, a partir das 12h, na página de Podcast do Jornal O Globo, no Spotify, no Apple Podcasts, na Amazon Music, no Google Podcasts, no Deezer ou em qualquer outro agregador.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf