Lira paralisa trâmite da reforma administrativa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ontem que a análise da reforma administrativa não começará hoje para que a proposta seja “amadurecida” com os partidos. A avaliação é compartilhada por lideranças partidárias, que apontam que o texto precisa vencer resistências para chegar aos votos necessários para ser aprovado em dois turnos pela Casa.

O parecer do deputado Arthur Maia (DEM-BA) foi aprovado por comissão especial na quinta-feira. Pelo regimento, a proposta de emenda constitucional (PEC) poderia entrar na pauta após duas sessões de plenário – prazo que permitiria a votação a partir de hoje.

“Vamos amadurecer nas lideranças [antes da votação]”, disse Lira ao Valor.

Líderes avaliam que a reforma deve ficar “em banho maria” e só deve ser apreciada quando o tema estiver amadurecido. A leitura é que os entusiastas do projeto ainda precisam conquistar votos para assegurar a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) em dois turnos.

“Eu acho que a reforma não está madura para ir ao plenário. Tem que amadurecer e só depois desse processo o tema deve ser analisado”, disse o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB).

Contrária ao avanço do projeto, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que servidores públicos vão intensificar uma nova mobilização para evitar o avanço do que classificou “como pior texto dos últimos tempos”.

Nos bastidores, líderes partidários interpretam que Lira “só aceitou puxar o freio” em relação à PEC por saber “que ainda não há votos suficientes para que o texto seja aprovado”.

“Estamos certos de que a reforma ficará em banho maria até que um número seguro seja alcançado. Há o risco de isso não acontecer e o texto acabar na geladeira”, alertou uma liderança de centro em caráter reservado.

Desde semana passada, parte dos líderes defendia que a votação ocorresse o quanto antes, enquanto outros alertavam que era preciso sondar direito as bancadas para medir o número de votos em cada partido e garantir uma margem de segurança para a aprovação.

As incertezas sobre a aprovação do projeto são sustentadas pela dança das cadeiras feita na comissão especial para que o texto avançasse. No colegiado, o assunto enfrentou dificuldades em partidos governistas, com a necessidade de troca dos integrantes. Parlamentares do PL, DEM, PSDB e Republicanos acabaram substituídos. O Novo, com apenas oito deputados na Câmara, ficou com sete representantes na comissão. No plenário, será necessário um apoio ainda maior, de 308 dos 513 deputados.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf