Lula vence Bolsonaro até em São Paulo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA/AFP

No Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está ligeiramente à frente de Jair Bolsonaro em simulação de primeiro turno da disputa presidencial. O petista tem 32% das intenções de voto ante 28% do atual presidente, segundo pesquisa Ipespe feita com exclusividade para o Valor.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) marca 9%; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 8%; o apresentador de TV José Luiz Datena, 6%; o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), 5%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), 1%.

O levantamento mostra ainda que governo Bolsonaro é classificado como ruim ou péssimo para a maioria dos paulistas (55%) e que sua gestão no combate à pandemia é reprovada por seis em cada dez entrevistados.

Possível rival de Bolsonaro em 2022, Doria se sai melhor, mas ainda assim sua gestão é avaliada como ruim ou péssima por 37%. Entre os eleitores de São Paulo, 28% consideram o governo do tucano como ótimo ou bom; 34% afirmaram que é regular.

As ações de Bolsonaro no combate à pandemia são avaliadas como ruim ou péssimas por 62%. Dos entrevistados; 21% consideram ótima ou boa a gestão de Bolsonaro contra a covid-19; 17% veem como regular.

Já a condução de Doria no combate à pandemia é melhor avaliada que sua gestão. As ações do tucano contra a covid-19 são vistas como ótima ou boa por 46%; como regular por 30%; e ruim ou péssimas por 23%.

Doria tem feito da vacina Coronavac uma das principais bandeiras de seu governo. Ele pretende usar a vacinação no Estado para se projetar, se for escolhido pelo PSDB para concorrer à Presidência no ano que vem.

Com quase 22% do eleitorado nacional, São Paulo foi um dos Estados-chave para a vitória de Bolsonaro em 2018. Três anos atrás, ele teve 53% dos votos válidos no primeiro turno contra 16,4% para Fernando Haddad (PT). No segundo turno, conseguiu mais votos que Haddad em 631 dos 645 municípios.

O Ipespe fez mil entrevistas por telefone entre 30 de agosto e 1º de setembro. Bolsonaro fica atrás de Lula nos três cenários testados de primeiro turno e na simulação de segundo turno.

Quando o nome de Doria é substituído pelo do governador do Rio Grande do Sul, João Leite, as intenções de voto em Lula, Bolsonaro e nos demais personagens mudam pouco. O petista varia para 33%, Bolsonaro fica com 29%. O tucano marca 2%.

No último cenário presidencial testado, o Ipespe apresentou o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (sem partido) na lista de candidatos. Lula registrou 35%; Bolsonaro, 27%; Ciro Gomes, 9%; Moro, 9%; e Doria, 8%.

Na simulação de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 47% a 34%. Vence também Ciro Gomes por 40% a 30%.

O Ipespe também apurou intenções de voto para governador de São Paulo. O ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB rumo ao PSD, lidera numericamente com 23%. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) tem 19%. Considerando a margem de erro, de 3,2 pontos para mais ou para menos, trata-se de uma situação de empate técnico. Na sequência, o pré-candidato do Psol, Guilherme Boulos, alcança 14%.

Sem filiação partidária e vinculados à imagem do presidente Bolsonaro, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) tem 5% e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, 3%. Ambos disputam a condição de nome bolsonarista, mas o presidente tem sinalizado nos últimos meses preferência pelo primeiro.

Apoiado por Doria, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (ex-DEM, recém-filiado ao PSDB), marca 3%. Ele deve assumir o cargo no início do ano que vem, quando Doria se desincompatibilizar.

Dos entrevistados, 27% afirmaram que pretendem anular o voto, votar em branco ou não votariam em nenhum desses possíveis candidatos. Outros 5% afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf