Médicos que denunciaram Prevent Senior prometem ir até o fim

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Representante do grupo de médicos que denunciou uma série de supostas irregularidades contra o plano de saúde Prevent Senior, a advogada Bruna Morato diz que o grupo está disposto a ir até o fim para provar que as informações do dossiê são verdadeiras, mesmo com as ameaças que vem sofrendo após a divulgação das denúncias. Desde que o caso veio à tona em reportagem da Globonews, esta é a primeira vez que a advogada fala sobre o dossiê produzido por ela com base nos relatos e documentos entregues pelos médicos. A denúncia acusa o plano de coagir os médicos a aplicar o tratamento precoce, sem comprovação científica, e a transformar os pacientes “em cobaias” para “atender a supostos interesses políticos partidários”.

— Eles (os médicos que denunciaram) sabem que a nossa vida vai virar um inferno, mas nós não vamos parar. Vamos até o fim para mostrar que a história que a gente contou é verdadeira. Essas pessoas morreram e o que fizeram nos hospitais é terrível.

A Prevent nega qualquer irregularidade. Ela informa que “não fez experiência científica, mas uma compilação de dados de atendimento de pacientes entre 26 de março e 4 de abril de 2020”. Ainda segundo a empresa, “não houve fraude nesta compilação”, e a companhia “não tem qualquer envolvimento com políticos ou gabinetes paralelos”.

Morato discorda:

— Prevent Senior entrou dentro do pacto com o governo federal para fornecer os números e o embasamento que o gabinete paralelo queria para dizer que o tratamento precoce funcionava.

A advogada disse ter ouvidos dos diretores da empresa que “esse pacto também envolvia uma blindagem depois para fazer todo o tipo de experiência sem autorização”.

— Centenas de pessoas morreram. E isso tem que ser investigado pelas autoridades — diz a advogada.

Na terça-feira, a advogada desembarcou em Brasília para se reunir com os senadores da CPI e abastecê-los de informações e dados que corroboram as denúncas. Nesta quarta-feira, os parlamentares vão interrogar o diretor-executivo da Prevent, Pedro Batista Júnior.

Perguntado sobre as denúncias que ouviu da advogada, o senador Randolfe Rodrigues disse que o que saiu até agora sobre o caso é “apenas a ponta do iceberg”.

Segundo Morato, a intenção dos médicos não era prejudicar a imagem da empresa, mas convencer a direção dela de que era preciso interromper os testes feitos sem autorização das autoridades de saúde e o consentimento dos pacientes.

— O que eles queriam pedir era que parassem com as experiências cujo tratamento precoce foi apenas a ponta de um imenso iceberg de irregularidades que não respeitavam os parâmetros éticos ou critérios técnicos — afirmou a advogada que foi contratada por doze médicos para fazer às denúncias chegarem à cúpula da empresa.

Com a CPI da Covid-19 em andamento e colocando em xeque os estudos realizados na Prevent Senior que “comprovavam” a eficácia dos medicamentos do tratamento precoce, o grupo de médicos ficou alarmado com a possibilidade de eles serem responsabilizados pelo “erro da empresa”.

— Eles tinham medo que descobrissem as experiências, os óbitos, as subnotificações, que alguns mortos não estavam entrando na contagem oficial do governo — disse a advogada.

Morato contou que soube que os testes continuaram sendo feitos até abril deste ano, “não só com a cloroquina, mas com celulas-tronco, ozonioteriapia e outros tratamentos”.

— Em apenas 12 dias nove pessoas morreram segundo a planilhas de testes (revelada pela GloboNews). O que eu estou dizendo é que nesses 400 dias de pandemia centenas de pessoas morreram na rede e esses casos não foram investigados.

No início de agosto, antes de encaminhar o dossiê à CPI, ela conta que chegou a procurar a equipe jurídica da empresa para tentar resolver o caso internamente, mas não houve conversa.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf