MPF adverte PMs contra atos golpistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Em recado a policiais e agentes de segurança que participarem dos atos previstos para os dias 7 e 12 de setembro, a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do Ministério Público Federal disse esperar que integrantes dessas categorias se mantenham obedientes à Constituição, à lei e ao estado democrático de direito. No dia 7 há manifestações convocadas por bolsonaristas e oposicionistas. No dia 12, só por oposicionistas. Em nota, o órgão reiterou ter convicção de que eventuais ilegalidades serão investigadas e punidas.

Na nota, o órgão diz “reiterar a confiança no sentido de que os integrantes dos órgãos de segurança pública elencados no artigo 144 da Constituição Federal mantenham a plena obediência à Carta Magna, às leis e ao regime democrático”. Os integrantes do órgão também destacaram “a defesa da liberdade de expressão e a convicção de que eventuais abusos e violações à ordem democrática serão rigorosamente investigados e punidos pelos órgãos de controle com atribuição para o exercício de tais competências”.

Ontem, nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a citar o ato de amanhã. Disse ser um direito da população se manifestar em “paz e harmonia”, incluindo servidores públicos federais que não estiverem trabalhando no feriado. A expectativa é que Bolsonaro e seus apoiadores voltem a atacar o Judiciário e o Congresso. Bolsonaro é aguardado nas manifestações organizadas em Brasília e São Paulo.

Antes, promoverá uma solenidade de hasteamento da bandeira nacional em frente ao Palácio da Alvorada, na qual devem comparecer ministros de Estado e outras autoridades. Na sequência, o presidente pode se dirigir para a Praça dos Três Poderes e para a Esplanada dos Ministérios.

Um esquema de segurança é preparado pelo governo do Distrito Federal. Durante a semana, falou-se na mobilização de 5 mil policiais civis e militares da capital para evitar confrontos entre manifestantes favoráveis e contrários ao governo, assim como para garantir a preservação dos prédios públicos e das sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso. Nas últimas horas, contudo, autoridades federais chegaram a citar a possibilidade de aproximadamente 10 mil agentes de segurança espalhados por Brasília. O número preciso não é divulgado oficialmente.

Segundo o Valor apurou, os demais chefes de Poderes acreditam que esse esquema deve reduzir o risco de vandalismo. Eles podem se reunir, caso ocorra alguma emergência, mas a ideia é que monitorem a situação cada um em sua casa.

Emissários de Bolsonaro fizeram chegar à cúpula do Congresso a mensagem de que ele se arrependeu de ter apresentado o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, e não ficou contrariado com o arquivamento da matéria pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ante essa informação, a avaliação de lideranças do Senado é que, mesmo que as ruas estejam cheias e Bolsonaro sinta-se fortalecido, não haverá um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf