No primeiro turno, Lula tem quase o dobro dos votos de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IstoÉ

A pouco mais de um ano das próximas eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança na disputa pela Presidência em 2022, com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17). Em segundo lugar está o presidente e pré-candidato à reeleição Jair Bolsonaro, com 26%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9%, seguido pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%, e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. Eleitores que disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos somam 11%. Aqueles que disseram não saber ainda são 2%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro. O instituto ouviu 3.667 eleitores, de forma presencial, em 190 cidades do país.

O cenário eleitoral registrado pelo Datafolha em setembro é semelhante ao da pesquisa anterior, de julho, com oscilações dentro da margem de erro.

O Datafolha fez quatro simulações de primeiro turno, duas delas comparáveis com levantamentos anteriores, e duas novas.

Em outro cenário, que pode ser comparado com a pesquisa de julho, o candidato do PSDB testado é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O tucano registra o mesmo percentual de Doria.

Lula tem 42%, Bolsonaro registra 25%, Ciro tem 12%, Mandetta, 4% e Leite, 4%. Votos em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos, 11%, e eleitores que não sabem, 2%. A maior oscilação foi a de Lula, que na pesquisa anterior tinha 46%. Os demais pré-candidatos oscilaram dentro da margem de erro.

Em uma simulação sem Mandetta, Lula tem 44%, Bolsonaro tem 26%, Ciro registra 11% e Doria, 6%. Votos em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos chega a 11% e eleitores que não sabem, 1%.

Por último, em um cenário com candidaturas pulverizadas, Lula também lidera, com 42%. O presidente tem 24%, Ciro, 10%, Doria chega a 5%, o apresentador Datena (PSL) registra 4%, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), 2%. Aldo Rebelo (sem partido) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), têm cada um 1%. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) não pontuou. Votos em branco, nulo e em nenhum desses pré-candidatos são 10% e aqueles que não sabem, 1%.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 56% a 31%. Votos em branco, nulo e em nenhum desses nomes somam 13% e eleitores que não sabem, 1%. O cenário é semelhante ao da pesquisa anterior, de julho. Lula tinha 58% e oscilou dentro da margem de erro e Bolsonaro permaneceu com 31%.

Se a disputa fosse entre Lula e Doria, o petista venceria com uma margem maior. Nesse cenário, o petista tem 55% e o tucano, 23%. O percentual dos entrevistados que afirmaram que votariam em nulo, branco ou em nenhum desses pré-candidatos chega a 22% e 1% não souberam responder. O resultado também é muito parecido com o do levantamento de julho, com oscilações dentro da margem de erro. Lula tinha 56% e Doria, 22%.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf