Nova medida de Bolsonaro para as redes será rejeitada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio

Deputados e senadores que integram a CPMI das “fake news” minimizam qualquer chance de o Congresso Nacional aprovar projeto de lei que limita a ação das redes sociais para remover conteúdo publicado por usuários. A proposta foi encaminhada pelo governo Jair Bolsonaro apenas cinco dias depois de o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ter devolvido uma medida provisória (MP) editada pelo Executivo sobre o mesmo tema.

O próprio vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), já fala abertamente que “não há nenhuma chance” de o texto prosperar. “A Câmara tem noção do que é prioridade para o Brasil. A hora é de concentrar em medidas que enfrentem o desemprego, a fome, a inflação, o juros e a pandemia que ainda não acabou”, disse Ramos ao Valor. “Jamais a Câmara avalizará uma tentativa de legalizar o direito de mentir”, completou.

O presidente da CPMI das “fake news”, senador Angelo Coronel (PSD-BA), também se antecipou à tramitação do texto para rechaçar o teor do projeto. Para ele, a insistência do Palácio do Planalto “está fora de nexo”.

“Já existe tramitando no Congresso o Projeto de Lei 2630, aprovado pelo Senado Federal, e que agora se encontra na Câmara dos Deputados. Espero que o presidente Arthur Lira (PP-AL) apense ao PL 2630, do qual fui o relator, para que a gente possa apreciá-lo porque trata-se da mesma matéria. Temos entender que quem legisla é o parlamento e nós temos que trabalhar para manter a autonomia do parlamento nas discussões de lei no Brasil”, afirmou.

O conteúdo do projeto foi publicado originalmente como medida provisória, no dia 6 de setembro, véspera dos atos em prol do governo Bolsonaro, convocados pelo próprio presidente, o que foi interpretado como um aceno do Palácio do Planalto aos apoiadores de Bolsonaro. Por isso, a matéria continua tendo apoio apenas entre os parlamentares bolsonaristas.

Este é o caso da deputada Caroline de Toni (PSL-SC), que elogia a proposta. “Bolsonaro está pedindo o mínimo das redes sociais: que justifiquem as exclusões de conteúdo e, assim, abram uma via de diálogo com os usuários. E, a julgar pela reação negativa da grande mídia esquerdista em relação a esse PL, que tenta desconstruí-lo a todo custo, a proposta é boa mesmo e bateu no ponto certo”, escreveu a deputada catarinense.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf