NYT teme Bolsonaro ferido por atos fracassados Nada a perder

Todos os posts, Últimas notícias

Sem foto, a home do New York Times noticiou que as “Manifestações pró-Bolsonaro podem ser prelúdio para tomada de poder, dizem críticos”. Logo abaixo, “Presidente do Brasil enfrenta queda nas pesquisas e questionamentos legais”. E no texto:

“Assediado por declínio nas pesquisas e investigações, Bolsonaro convocou apoiadores a se manifestar em todo o país, numa demonstração de força que críticos temem que possa ser um prelúdio para tomada de poder… Tentou retratar os ministros do Supremo como vilões dissimulados que preparam o retorno de seu arquirrival, Lula… Em Brasília, protestou contra um ministro e alertou que, se o Supremo não mudar, ‘pode sofrer aquilo que não queremos’.”

Outros veículos americanos, como Washington Post e Drudge Report, foram pela mesma linha.

O mesmo WaPo, New York Post, Forbes, The Hill e outros ressaltaram que um ex-assessor de Donald Trump, Jason Miller, foi detido por três horas, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, para responder sobre “atos antidemocráticos”.

O britânico Financial Times (acima), com três repórteres na cobertura, destacou que as “Manifestações pró-Bolsonaro colocam Brasil no limite”, também apontando sua queda nas pesquisas e a perspectiva de derrota “por larga margem para seu principal rival, Lula”.

[ x ]
Anotou ainda que, “na avenida Faria Lima, a versão brasileira de Wall Street, os executivos admitem discretamente que a turbulência política está prejudicando o sentimento dos investidores e diminuindo o apetite para investir na maior economia da América Latina”.

As manifestações repercutiram de europeus, com o Guardian ressaltando os pedidos de “golpe e pelotão de fuzilamento”, a latino-americanos, com o La Nación chamando para a “ameaça golpista”.

E desta vez também o chinês Global Times levou o noticiário à home.

Folha de SP