O que falta para terceira via deslanchar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os atos de 12 de setembro provaram que só falta uma coisa a fim de viabilizar a terceira via para as eleições presidenciais do ano que vem: voto.

Fracassaram as manifestações convocadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Partido Novo. Motivo: a base social que vitaminava tais movimentos é a mesma do bolsonarismo. Mas essa turma não foi à avenida Paulista nem à Esplanada dos Ministérios.

No passado, as fatias do eleitorado de extrema-direita e direita se abrigavam no PSDB. Com a demonização da política pela Lava Jato e a ascensão do autoritarismo ao poder, esse segmento prefere o original aos genéricos e continua fiel ao presidente Jair Bolsonaro.

Esses eleitores vêem o MBL e seus parceiros como traidores da causa regressiva que tentam implementar no Brasil. O público do Movimento Brasil Livre é exatamente aquele que foi às ruas em 7 de Setembro pedir a morte da democracia e o fechamento do Supremo Tribunal Federal.

A maior parte dos eleitores de esquerda não caiu no conto do vigário do MBL, movimento que nunca fez parte da direita democrática. Pelo contrário, invadiu museu, escola e hospital. Divulgou fake news contra Marielle Franco e o padre Júlio Lancellotti. Atacou com métodos baixos e autoritários seus críticos e adversários.

Descartados por Bolsonaro, os jovens do MBL tentaram se reinventar como fascistas convertidos em democratas e colheram nas ruas o tamanho que têm hoje. A coisa toda flopou.

Os atos de 12 de setembro contaram com a presença de democratas como Ciro Gomes (PDT), Alessandro Molon (PSB), Orlando Silva (PC do B) e João Doria (PSDB), entre outros. Faz sentido reunir esses políticos numa grande frente ampla em defesa da democracia, separando tática eleitoral de tática política.

Mas as manifestações de 12 de Setembro foram convocadas por movimentos sem credenciais democráticas para liderar essa frente. Parece difícil para certos setores da política e do jornalismo entender que frente contra o fascismo não inclui fascistas.

“A esquerda fez atos com radicais do PCO”, dizem alguns. Ora, os militantes do PCO, que cabem num ônibus, aderiram a atos de esquerda, que sempre pediram o impeachment do genocida. O PCO não liderou essas manifestações como o MBL conduziu as de 12 de Setembro.

Logo, não houve sectarismo nem revanchismo da esquerda, mas memória e aprendizado com a História recente. Com razão, o grosso do eleitorado de esquerda pulou fora e deixou democratas respeitáveis subirem no palco vazio do MBL. Esses políticos fizeram uma aposta, o que é legítimo no jogo democrático. Se os protestos deste domingo tivessem bombado, certamente haveria dividendos eleitorais para Ciro e Doria, por exemplo.

Mas a mobilização do MBL deu errado porque o grosso do eleitorado está dividido entre Bolsonaro e a candidatura do ex-presidente Lula (PT). Como atestam as pesquisas, Bolsonaro e Lula têm os votos que faltam à terceira via. A pouco mais de um ano das eleições, ainda há tempo para uma virada de cenário, mas não parece provável.

O sonho de tirar Bolsonaro da corrida eleitoral alimenta fantasias de quem deseja capturar a maior parte do seu eleitorado a fim de enfrentar Lula. Entretanto, corre em Brasília o rumor de que Jair poderia lançar à Presidência o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), se sofrer impeachment ou se for afastado da corrida presidencial pelo Tribunal Superior Eleitoral, hipóteses para lá de improváveis.

Bolsonaro disse a deputados federais que, se ele não concorrer à reeleição, pensa em apontar o filho como herdeiro político. Essa seria uma das razões para querer se filiar a um partido que possa chamar de seu. O presidente avalia que teria capacidade de transferência de votos para colocar um nome do bolso de colete no segundo turno, apesar de o cenário mais provável ser mesmo a candidatura do genocida à reeleição.

Logo, viabilizar uma terceira via à direita não parece tarefa simples, apesar do isolamento político crescente de Bolsonaro e do derretimento do governo. Tampouco parece fácil à esquerda. Seria preciso tirar Lula novamente do jogo. É quase impossível que aconteça.

No entanto, digamos que, por alguma razão, o ex-presidente deixe de disputar o Palácio do Planalto no ano que vem. Há dúvida de que Lula transferiria votos para levar um candidato do PT ao segundo turno e eventualmente à vitória?

Em 2018, Lula colocou Haddad na segunda fase no auge da Lava Jato e de dentro de uma cela da Polícia Federal de Curitiba. Em 2022, o antipetismo terá menos peso do que há quatro anos.

A terceira via precisa conquistar votos. Para tanto, necessita oferecer um programa de governo capaz de arregimentar eleitores que hoje preferem Bolsonaro ou Lula.

Dos postulantes da terceira via, Ciro Gomes é quem tem apresentado um programa de governo mais pronto e acabado. Tem feito isso em peças bem elaboradas nas redes sociais. Mas a maior parte do eleitorado de esquerda discorda dos ataques dele a Lula e vê semelhanças programáticas nas propostas ciristas e petistas.

O governador de São Paulo, João Doria, é o favorito para vencer as prévias do PSDB. Tem uma bandeira forte e verdadeira: trouxe a Coronavac e obrigou a Bolsonaro a sair do negacionismo em relação às vacinas. Mas sofreu desgaste em São Paulo ao adotar medidas sanitárias restritivas e não é uma figura de peso nacional.

Concorrente de Doria no PSDB, o governador Eduardo Leite (RS) repete bordões vazios que agradam a Faria Lima. Soa como um Paulo Guedes menos arrogante. Leite dificilmente conseguirá a candidatura tucana e empolgar alguém para além do Jardim Botânico.

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Simone Tebet (MDB-MS) estiveram na avenida Paulista. Os dois entraram nas ondas de especulações sobre nomes da terceira via. Ambos têm tido destacado desempenho na CPI da Pandemia, mas pouco se sabe do que pregam para o país fora dos discursos lavajatistas contra a corrupção.

Em resumo, a polarização entre Bolsonaro e Lula se mantém porque os dois políticos têm voto. Autoritária, a proposta bolsonarista é a barbárie. O programa de Lula está no campo da civilização e da democracia.

Os candidatos da terceira via precisam encontrar voto a fim de sonhar com um bilhete para chegar ao segundo turno em 2022 e, eventualmente, conquistar o poder. Do que está posto na mesa até agora, não há escolha difícil.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf