Partidos de centro-direita querem excluir bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Instagram Paccola

O flerte de filiados com pautas associadas ao bolsonarismo tem feito partidos que não são de extrema-direita iniciarem reação contra algumas lideranças regionais, sob temor de uma radicalização. O Cidadania, por exemplo, botou na fila de expulsão o vereador Tenente Coronel Paccola, de Cuiabá, depois que ele publicou em suas redes um vídeo declarando apoio às manifestações bolsonaristas do Sete de Setembro. O vereador critica o Supremo e diz que o ministro Alexandre de Moraes é um ativista da implantação do socialismo no Brasil.

“Não há ameaça socialista alguma no horizonte”, diz carta do Cidadania ao vereador. “As liberdades não estão ameaçadas pelo regime democrático, mas por palavras e ações do presidente. (Paccola) está no partido errado.”

O Novo expulsou o vereador Maurício Marcon, de Caxias do Sul (RS). A justificativa foi que ele teria contrariado o estatuto do partido. O parlamentar fez duras críticas à direção nacional da sigla e diz estar decepcionado com o Novo.

A fé no Novo era tanta que o bonequinho que representava Marcon em cima de seu bolo de casamento usava a camiseta do partido. O “felizes para sempre” durou pouco.

A situação em Caxias se assemelha a de outras saídas de quadros do Novo: as expulsões acontecem em meio a críticas de que João Amoêdo atropelou o estatuto da sigla e se tornou “dono” do partido.

“É um partido que não permite que se critique o STF, que nos pressiona a sermos contra Bolsonaro, que não aceita uma postura independente em relação ao governo. Não acho correto isso de ficar só xingando”, afirmou o vereador à Coluna.

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, rebate as acusações de que o partido se tornou linha auxiliar da oposição ao governo de Jair Bolsonaro. “As críticas aos Poderes fazem parte, mas não podem ser deselegantes. O que o partido é sumariamente contra são manifestações pedindo o fim das instituições democráticas, fechamento do Congresso, do Supremo, isso é inaceitável”, diz ele.

A quantidade de mentiras delirantes e supostas conspirações que partiram dos grupos bolsonaristas no WhatsApp para entupir os smartphones nos últimos dias é algo para deixar com inveja os melhores roteiristas e escritores distópicos do mundo.

Em uma das mensagens, por exemplo, está desenhado o roteiro de um golpe de Estado do começo ao fim, como se tudo não passasse de mera formalidade. Em outra, até quem já morreu foi usado.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf