Patriota pula fora de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A executiva nacional do partido Patriota aprovou nesta terça-feira, em Brasília, a destituição definitiva de Adilson Barroso da presidência da legenda. Ele já havia sido afastado do cargo por um período de 90 dias por estar negociando “individualmente” a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à legenda.

Na reunião, foi aprovado por ampla maioria o relatório do conselho de ética do partido, que analisou todas as denúncias de irregularidades cometidas por Barroso, que tentou promover uma série de mudanças internas para a filiação de Bolsonaro. O caso provocou um racha no partido, que opôs Barroso à ala liderada pelo vice-presidente da sigla, Ovasco Resende, após a publicação de um novo estatuto do partido. Entre as irregularidades apontadas, constam a ausência do chamado “quórum qualificado” para a reforma estatutária e a destituição de delegados partidários do grupo de Resende, substituídos por aliados de Barroso.

Ainda em junho deste ano, o Patriota recebeu uma notificação para esclarecer alguns dos pontos alterados na convenção nacional do partido, quando houve a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ) e sua apresentação como líder do partido no Senado. O grupo de Ovasco Resende chegou a pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão de atos de Adilson Barroso. Apesar disso, o relator do pedido, ministro Edson Fachin, decidiu que o pedido competia à Justiça Comum.

No mês seguinte, a Justiça do Distrito Federal concedeu liminar que suspendia as mudanças promovidas por Barroso. As principais infrações apontadas pelo desembargador Rômulo de Araújo Mendes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foram a destituição de delegados partidários de seu grupo, substituídos por aliados de Barroso, e a ausência do “quórum qualificado” para a reforma estatutária. A Justiça do DF também havia determinado que não fossem validados “registros e averbações” do Patriota que tenham as assinaturas dos membros irregularmente nomeados por Barroso.

A liminar também havia restituído quatro dos cinco delegados do partido — incluindo o próprio vice-presidente, que tinha voto com peso duplo —, que haviam sido excluídos por Barroso. Outra mudança anulada foi a nomeação de dois aliados como “vice-presidentes de honra” e a substituição de um membro morto sem o aval do restante da cúpula partidária.

Em outra derrota judicial, o TSE já tinha validado em julho a convenção nacional do partido que determinou o afastamento de Barroso da presidência da sigla. Na decisão assinada por Fachin, o vice Ovasco Resende recebeu a senha de acesso ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) da Justiça Eleitoral para que pudesse fazer as restituições no diretório.

A decisão, agora definitiva, dificulta o caminho para que Bolsonaro possa ser candidato à Presidência pelo Patriota em 2022. Isso porque o estatuto vigente mantém a influência de Resende no partido, à frente do grupo que controla mais de um terço das cadeiras e dos votos da convenção nacional.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf