Polícia do DF permite que bolsonaristas se aproximem do STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ANTONIO MOLINA/FOTOARENA

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro furou o bloqueio de segurança montado pelo governo do Distrito Federal na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite desta segunda-feira, 6, e conseguiu entrar com carros e caminhões na Esplanada dos Ministérios, local onde ocorrerão as manifestações desta terça-feira, 7 de Setembro. Em vídeos divulgados por apoiadores do presidente, é possível ver as pessoas retirando barreiras que haviam sido colocadas e um início de confronto com a polícia. A circulação de veículos no local estava restrita desde a madrugada como medida preventiva. Apenas a passagem de pedestres estava permitida.

“Momento histórico do Brasil, a invasão em Brasília”, diz um manifestante não identificado pela reportagem que filmou a ação do grupo. “Acabamos de invadir, a polícia não deu conta de segurar o povo. E nós vamos invadir o STF amanhã”, afirma. Com faixas e bandeiras a favor do governo, o grupo se dirigiu para áreas próximas aos prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, dois dos principais alvos dos manifestantes, mas foi contido antes de chegar à Praça dos Três Poderes. A convocação dos atos têm caráter antidemocrático ao pedir o fechamento dos Poderes e a “tomada de poder” por Bolsonaro com ajuda das Forças Armadas.

Imagens da manifestação antecipada na Esplanada dos Ministério também mostram que houve um início de confronto entre os apoiadores do presidente e policiais, que tentaram dispersar o grupo usando spray de pimenta. Em um dos vídeos, um policial chega a sacar a arma enquanto é abordado por manifestantes. Em outro, algumas pessoas retiram grades de proteção colocadas para evitar que o ato chegue perto dos prédios do Congresso e do STF.

Pelo Twitter, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, comemorou a entrada dos apoiadores na região da Esplanada. “Lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem. Pessoas ordeiras, que só querem viver num país mais justo, mais livre e mais democrático. Tá bonito de ver!!! Viva o 07 de setembro!!!”, escreveu, ao publicar um vídeo em que apoiadores do governo comemoram o rompimento do bloqueio policial por caminhões.

Após a invasão na noite desta segunda-feira, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, e a ministra Damares Alves (Mulheres e Direitos Humanos), foram até a Esplanada tirar fotos com os manifestantes. Em seu Instagram, ele publicou vídeos que mostram aglomerações, pessoas na caçamba de caminhonetes. Pelas imagens, é possível observar que poucas pessoas usam máscaras para evitar a proliferação da covid-19. No Distrito Federal, o uso do equipamento de proteção em locais públicos é obrigatório por lei e quem for pego sem pode ser multado em até R$ 2 mil.

Em nota, a Secretaria de Segurança do DF informou que “manifestantes romperam barreiras de contenção colocadas na via para bloquear o trânsito de veículos” e que a Polícia Militar atuou para “restabelecer a situação”. “A Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais”, conclui a nota.

A PMDF informou que todo o efetivo disponível estará empenhado na Esplanada dos Ministérios e nas imediações para fazer a segurança dos atos do dia 7 de Setembro.

Além do contingente reforçado, os policiais farão uso de detectores de metal em linhas de revista pessoal para evitar que manifestantes armados tenham acesso ao à Esplanada. No dia 23 de agosto, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), alertou 24 governadores sobre a possibilidade de policiais militares irem com armas às ruas para atentar contra a democracia. Tropas especiais da PMDF estão escaladas para proteger a área e, caso seja necessário, devem reprimir ataques.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf