Relatório final da CPI será votado em 20/10

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França / Pedro França/Agência Senado

A CPI da Covid marcou para 19 de outubro a apresentação do relatório da comissão, e para o dia seguinte a votação do documento. A proposta foi feita pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), na abertura da sessão desta quinta-feira, e aceita pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL). Omar destacou que as datas poderão ser alteradas apenas se surgirem fatos novos sobre temas que ainda não foram tratados pela CPI. Ou seja, questões como tratamento precoce e propina em negociação de vacinas já estão encerradas.

— Só se houver um fato muito grave, relevante, do ponto de vista novo, não do que a gente já vem tratando, um fato extra pauta que não foi tratado aqui, nós abriríamos exceção — disse Omar.

Renan concordou com a proposta de cronograma:

— Acertadíssimo.

Os últimos depoimentos ocorrerão na próxima semana. Segundo Omar, será ouvido na terça-feira o empresário Carlos Alberto Sá, sócio da VTCLog, uma empresa de logística com contratos no Ministério da Saúde e responsável pelo transporte de insumos, inclusive vacinas. Na quarta-feira, um dos médicos da Prevent Senior, empresa que tem uma rede de hospitais e é acusada de subnotificar mortes por Covid e de promover o tratamento precoce sem eficácia. Na quinta será a vez de um representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Ao comentar uma declaração do empresário bolsonarista Luciano Hang, que prestou depoimento na CPI na quarta-feira, Omar Aziz afirmou que o relatório “vai ser uma festa”. Hang disse que Kajuru pediu ajuda financeira a ele em 2019, o que lhe foi negado. Depois disso, segundo o empresário, Kajuru passou a demonstrar desconhecimento sobre quem seria Hang.

— Se teve uma covardia de alguém ausente aqui, foi feita pelo senhor Luciano Hang, quando citou o nome do senador Kajuru. Os senadores aqui todos riram, aplaudiram e tal, não é? Era uma verdadeira festa, era uma festa. É isso que eles queriam. Só que o relatório vai ser uma festa, mas não vai ser a festa que vocês querem não — disse Omar, numa referência à tropa de choque do governo.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf