Revoltante ataque homofóbico em Jaraguá do Sul

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Polícia Civil vai investigar se uma agressão a um rapaz de 31 anos em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, na madrugada de sábado, foi motivada por homofobia. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a vítima sendo imobilizada no chão e depois arremessada por outro homem.

Na gravação, é possível ouvir a vítima pedindo ajuda repetidas vezes enquanto é segurada pelo agressor. Uma jovem que acompanha a briga ao lado tenta intervir timidamente e chega a pedir que o homem vá embora. Ao menos outras duas mulheres presenciaram o ocorrido, conforme as imagens.

— Larga, larga — diz o agressor enquanto a vítima tenta se desvencilhar no solo e clama por ajuda. — Fica quieto senão você vai apanhar para **** — ameaça, antes de jogar o rapaz na calçada.

 

Segundo registro de ocorrência ao qual o GLOBO teve acesso, a vítima relatou que estava bebendo e conversando com amigos em um bar, quando o agressor se intrometeu e iniciou uma discussão por não ter gostado do assunto. Ao deixar o local em direção à pousada onde estava hospedado, o agressor passou por ele de carro, parou e desceu. Na sequência, começou a atacá-lo, o que resultou em lesões e escoriações.

Ainda conforme o documento, a vítima foi levada por duas amigas a um hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico. No final do vídeo, queixando-se de dor, o rapaz pede para ir à delegacia, enquanto uma outra pessoa tenta acalmá-lo.

De acordo com o delegado Marcelo Schiebelbein, um inquérito será instaurado para apurar as circunstâncias da agressão. Relatos preliminares apontam que teria havido homofobia. O caso ficará sob responsabilidade da DP da Comarca de Jaraguá do Sul.

— A informação preliminar é que ocorreu em um contexto de homofobia. Vai ser instaurado um inquérito policial para que sejam apuradas todas as circunstâncias em que ocorreram esse fato e também a identificação do autor para que possa ser realizada sua responsabilização penal — disse o delegado.

A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) lamentou o episódio e afirmou que está apurando se houve um possível crime de homofobia. Segundo o órgão, a informação inicial é de que o agressor seria um advogado inscrito na OAB/PR. Se confirmado, a entidade estuda a instalação de um procedimento ético-disciplinar.

A nota é assinada pelo presidente OAB/SC, Rafael Horn, pela presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC, Margareth Hernandes e pelo presidente da Subseção da OAB de Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher.

Confira a íntegra da nota:

A OAB/SC, juntamente com a Subseção de Jaraguá do Sul, vem a público lamentar o episódio de violência ocorrido na madrugada de sexta-feira (03/09) em Jaraguá do Sul, envolvendo dois frequentadores de um estabelecimento comercial de entretenimento noturno.

A OAB/SC e a Subseção estão diligenciando esforços junto à delegacia para obtenção de informações sobre o caso e apurar possível crime de homofobia.

A OAB/SC também está apurando a informação de que o agressor seria advogado inscrito na OAB/PR para possível instalação de procedimento ético-disciplinar.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf