Rio, SP e DF temem violência bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

As polícias de São Paulo, Brasília e Rio criaram grande esquemas de segurança para a garantia da ordem hoje, durante as manifestações que marcam o 7 de Setembro. Em São Paulo, a PM vai contar com 3.6 mil homens. O aparato terá 1.473 viaturas, 60 cavalos, 4 drones e dois helicópteros, que devem patrulhar os dois eventos políticos – na Avenida Paulista e no Vale do Anhangabaú, ao custo de R$ 1,8 milhão. O acesso aos pontos de manifestação só se dará após revista pessoal.

Tanto em São Paulo quando em Brasília os manifestantes serão revistados. Itens como armas brancas e de fogo, bastões, fogos de artifício, sinalizadores, garrafas e drones estão proibidos. Em Brasília, o tráfego será interrompido na Esplanada. Em São Paulo, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos decidiu fechar a Estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde do Metrô. Desta forma, o acesso à Avenida Paulista terá de ser dar pelas Estações Consolação e Brigadeiro. As linhas da cidade terão operação reforçada.

No Distrito Federal (DF), o Comando Militar do Planalto (CMP), do Exército, pôs de prontidão o efetivo o da Polícia do Exército, do Batalhão de Guardas Presidencial e do Regimento de Cavalaria de Guardas. O CMP é responsável pela segurança dos palácios em Brasília. E costuma pôr em prontidão esse efetivo quando há previsão de manifestações na Esplanada. Os militares recebem treinamento e utilizam equipamentos próprios para a tarefa.

O Supremo Tribunal Federal (STF) fechou as portas anteontem e decretou ponto facultativo no dia 6 de setembro para “facilitar os preparativos de segurança”. Já a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que 5 mil PMs vão cuidar da segurança na Esplanada. A PM vai ainda organizar um esquema de segurança extraordinário para o “Acampamento Luta Pela Vida”, que concentra milhares de indígenas perto da Esplanada. O objetivo é evitar que manifestantes acessem a área.

O governo do Rio e a prefeitura da capital afirmaram que haverá reforço do policiamento nas manifestações pró e contra Bolsonaro na cidade.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf