STF pode abolir turmas e aumentar julgamentos virtuais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A sessão da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) de ontem (21) terminou às 15h18, menos de uma hora depois de ter começado. Durante a pandemia, as duas turmas do tribunal têm se revezado. Se antes tinham sessões de ambos os colegiados toda terça-feira, agora, funciona só uma por semana.

Cada turma é formada por cinco ministros – o presidente, Luiz Fux, não integra esses colegiados menores, só participa dos julgamentos de plenário. Na pandemia, as turmas perderam espaço. Um dos motivos foi a ampliação do plenário virtual, um sistema que recolhe os votos dos onze ministros e, ao fim de uma semana, divulga o resultado do julgamento, sem necessidade de sessão física, ou por videoconferência.

No auge da Lava-Jato, a Segunda Turma ganhou fama de garantista, por beneficiar boa parte dos réus. A Primeira Turma, em contraposição, era conhecida como “câmara de gás”, por ser mais dura em julgamentos penais. Essa classificação não faz mais sentido.

Hoje, são poucos os processos julgados nas turmas. Especialmente depois de outubro do ano passado, quando o STF devolveu para o plenário maior a missão de julgar ações penais. Ontem, havia na pauta da Segunda Turma apenas dois processos.

Enquanto isso, o plenário virtual estava animado, embora seja invisível. A pauta para o período de 17 a 24 de setembro conta com 338 processos. Desses, 118 são do plenário; 127, da Primeira Turma; e 93, da Segunda.

Até mesmo o plenário físico está esvaziado ultimamente. As sessões ocorrem toda quarta e quinta-feira por meio híbrido – alguns ministros comparecem pessoalmente e outros, participam por videoconferência. Para esta semana, estão pautados dez processos. Na maioria das vezes, a lista de julgamentos previstos não chega ao final, devido ao tempo que cada ministro leva para apresentar um voto.

O presidente do STF, Luiz Fux, tem preferido pautar no plenário virtual, e não no físico, polêmicos. No fim de maio, por exemplo, o tribunal anulou a delação do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Se ela fosse mantida, o ministro Dias Toffoli poderia ser investigado.

Neste ano, o tribunal inaugurou uma nova modalidade de julgamento. Em uma espécie de plenário virtual aprimorado, o tribunal realiza sessões de apenas 24 horas no sistema on-line dedicadas a casos urgentes. A primeira experiência foi em maio, com o julgamento sobre a manutenção ou não do concurso para a Polícia Federal para o fim de semana seguinte. Foi usado o mesmo mecanismo na decisão que manteve a realização da Copa América no Brasil.

Cada dia mais, o STF descobre as vantagens do plenário virtual. A principal delas é o fato de ficar escondido. Lá, não tem discussão pública sobre os temas, nem bate-boca entre os ministros, nem a transmissão da TV Justiça.

Fux chegou a defender perante os colegas o fim das turmas, com a transferência dos processos para o sistema virtual. No início do ano, os ministros torciam o nariz para a ideia. Aos poucos, foram se afeiçoando ao plenário virtual. Hoje, muitos deles preferem esse sistema ao plenário físico. Ao pautar tantos julgamentos virtuais, Fux acabou colocando em prática a mudança da dinâmica dos julgamentos no tribunal, mesmo sem a adesão expressa dos colegas.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf