Temer acusa Bolsonaro de mentir sobre “consultoria” pós 7/9

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

O ex-presidente Michel Temer (MDB) contradisse uma declaração que o presidente Jair Bolsonaro deu em entrevista à revista Veja, sobre quem ligou para quem no início de setembro —o encontro entre eles resultou em carta aberta na qual o atual chefe do Executivo declara o seu respeito às instituições brasileiras, dois dias após um discurso golpista no 7 de Setembro.

À revista Bolsonaro disse que a iniciativa do telefonema partiu “do Temer”. A versão, porém, não foi confirmada pelo emedebista.

“Eu li a entrevista [dada pelo presidente a] Veja e, em dado momento, ele diz que ‘houve o telefonema do Temer’ (…) Quando chegou na quarta-feira, dia 8, eu fixei bem o horário, o presidente me ligou. Eu não falava com ele há uns 8 ou 9 meses. E ele me disse: ‘E aí presidente, o que achou do movimento de ontem [7 de setembro]?”, relatou Temer, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

“[Eu acho que o saldo do encontro] foi positivo, porque, nos dias seguintes, em uma reunião que ele fez, em uma solenidade, ele produziu uma frase muito significativa: ‘Legislativo, Executivo e Judiciário formam um corpo só, governam juntos’. Então foi um passo estupendo. Mesmo na entrevista à Veja, ele amenizou muito a situação”, completou.

O passo atrás dado por Bolsonaro aconteceu após o envolvimento direto do ex-presidente Temer, acionado pelo Planalto numa tentativa de debelar a crise institucional com o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional.

Antes da divulgação de nota, Bolsonaro conversou por telefone com o ministro do Supremo Alexandre de Moraes —a ligação também foi mediada pelo ex-presidente.

A conversa entre Bolsonaro e Moraes, que foi chamado de canalha pelo presidente na manifestação do 7 de Setembro, foi “rápida, institucional, simplesmente educada”. Moraes foi indicado por Temer ao STF em 2018, após ter comandado o Ministério da Justiça no governo do emedebista, de quem é amigo há duas décadas.

Intitulada “Declaração à Nação”, a nota oficial do governo Bolsonaro foi divulgada após o encontro de Bolsonaro com Temer em Brasília —segundo a assessoria do ex-presidente, ele ajudou a redigir o documento e foi para Brasília em um avião da FAB enviado a São Paulo para buscá-lo.

Durante a entrevista ao “Roda Viva”, Temer disse ainda que sentiu um clima muito negativo na semana do 7 de Setembro, mas ressaltou que nem pensou na história do impeachment ao combinar encontro com presidente.

“Senti um clima muito negativo no país. Evidentemente, em face a provocação do presidente, eu não poderia me omitir. Vi, naquele momento, uma oportunidade de distensionar as questões todas”, disse Temer.

“Eu não me arrependo minimamente do que fiz. Nem estava no meu projeto. Não pensei [em ‘salvar’ Bolsonaro de impeachment]. Eu pensei em distensionar o país”.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf