Temer ajudou Bolsonaro por medo de Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) ajudou o atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (sem partido), porque tem medo de sofrer retaliações da esquerda, caso Lula (PT) ganhe a eleição do próximo ano e volte ao poder.

Temer não tem motivos para gostar de Bolsonaro. Afeito aos ritos institucionais, Temer já estendeu a mão ao sucessor em outras confusões parecidas com a atual, para arrumar bagunças causadas pelo próprio Bolsonaro com os outros Poderes. Em uma delas, recebeu uma cuspida na palma como resposta.

Quando Temer foi preso, Bolsonaro “tripudiou”. Disse que “cada um responde por seus atos” e que “cada um está fazendo por merecer”. Quase rindo, Bolsonaro afirmou que a causa da prisão do antecessor foi “aquela velha história de Executivo muito afinado com o Legislativo, onde [sic] a governabilidade vem em troca de cargos”.

Já Lula, Temer tem razões para amar. Teve a benção do petista nas duas vezes em que entrou na chapa presidencial de Dilma Rousseff. O amor acabou quando, de dentro do governo Dilma, Temer ajudou a derrubá-lo.

Temer foi um vice que impulsionou a derrocada de “sua titular”, como é frequente entre prefeitos e vices de pequenas cidades interioranas. Ele foi um dos mais ferrenhos críticos e acusadores da presidente no processo de impeachment.

Em seu governo, fechou todos os espaços aos petistas e reabriu as portas para PSDB, DEM, PPS (atual Cidadania) e outros considerados páreas nas gestões de Lula e de Dilma.

Lula, por sua vez, prometeu desmascarar o ex-juiz Sergio Moro e procurador da República Deltan Dallagnol, o que já fez de certa forma. Mas também marcou os políticos que incentivaram sua prisão e a queda de Dilma.

Temer teme essa vingança. Apesar de crítico da prisão de Lula e da Lava Jato, da qual se diz uma vítima, assim como o petista, Temer sabe que a chance de sofrer uma retaliação, caso Lula vença em 2022, é muito grande. É por isso que ele ajuda Bolsonaro, apesar de considera-lo indigno da Presidência da República.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf