Vendedora de rua detalha agressão de bolsonarista racista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rayanderson Guerra / Agência O Globo

As camisetas com o rosto da ativista e vereadora Marielle Franco dividem espaço na barraca Antiplay, no Largo do Machado, com as do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Freire e Spike Lee. Na frente da loja, as vendedoras Nayara dos Santos e Camila Cristina estendem os panos de chão estampados com o rosto do presidente Jair Bolsonaro e roupas com frases críticas a ele. No dia-a-dia, as cariocas ouvem críticas, recebem olhares estranhos e são alvos de brincadeiras. Nesta semana, no entanto, uma mulher que passava pela praça na Zona Sul do Rio atacou as duas com chutes aos produtos em exposição e segundo elas, ofensas racistas, como mostrou o colunista Ancelmo Gois.

Nayara conta que a bolsonarista apareceu na barraca pela primeira vez na terça-feira de manhã, questionando os produtos que estavam sendo vendidos e xingando as vendedoras. Como não recebeu atenção, deixou o local e voltou no dia seguinte, ainda mais inflamada e com o celular na mão.

— Ela chegou com comentários racistas, preconceituosos e contra a barraca, gravando as meninas. Chegou fazendo arruaça e não respeitando ninguém. A princípio, ninguém deu ideia, mas ela insistiu com os xingamentos. Estamos trabalhando. Se ela ou outra pessoa tem algo contra, é só não comparecer, não comprar. Não obrigamos ninguém a seguir nossa ideologia — conta a vendedora.

Na quarta-feira, a senhora parou em frente à barraca e começou a filmar e agredir as vendedoras: “Essa gente tem que morrer… Na minha opinião, vocês tinham que morrer de fome, tinha que quebrar isso tudo. Vocês são uma bosta. Vamos filmar e colocar no Facebook”.

— Ela voltou fazendo outra apresentação. Eu já estava ciente do que havia acontecido no dia anterior, mas ela pegou todo mundo de surpresa. Como ela chegou gravando, eu comecei a abrir as camisetas, até para fazer uma propaganda do estabelecimento. Fomos orientados a não retrucar para não dar respaldo para ela. Quando os seguranças acharam ela, ela começou a se vitimizar, insultar outros expositores, disse que tem problemas psiquiátricos, que toma remédio. Nada justifica a humilhação e a forma como ela nos tratou, fora o prejuízo — conta Nayara.

Após os ataques, as vendedoras receberam o apoio de outros expositores no local e de seguranças da Guarda Presente. Pessoas que passavam em frente à barraca na noite de ontem pararam para prestar solidariedade e comprar os produtos.

— Sempre tratamos bem nossos clientes, os expositores… Na cabeça dela, ela poderia fazer o que fez e sair impune. Sempre tem um ou outro que nos chama de comunista, petista… mas nada tão agressivo e direto como ela fez. Tem aqueles que não aprovam, passam e viram a cara. E estão no seu direito. Da forma agressiva como ela fez, com comentários preconceituosos, foi a primeira vez — explica.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf