200 entidades pedem que STF afaste Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Theobald | O Globo

Um pedido para que o STF remova Paulo Guedes do Ministério da Economia será protocolado na Corte nesta quinta-feira por mais de 200 entidades mobilizadas por meio da Coalização Direitos Valem Mais.

Apesar da coincidência de datas, a tentativa de impeachment não está relacionada à offshore que Guedes mantém no Caribe, conforme revelaram os jornalistas Allan de Abreu e Ana Clara Costa. O argumento é que o “Posto Ipiranga” de Jair Bolsonaro teria cometido crimes de responsabilidade diante da pandemia da Covid-19.

Guedes teria falhado ao deixar de incluir na proposta de Orçamento para este ano, enviada ao Congresso em 2020, recursos para o combate ao coronavírus. Os últimos dez meses, apesar da falta de uma previsão de verba, concentram 65% das mortes e 62% das contaminações registradas desde o início da crise sanitária.

Para a coalizão, o movimento de Guedes e da equipe econômica reflete a aposta do governo federal na chamada “imunidade de rebanho” da população. Dados sobre o aumento da desigualdade no país também são associados à atuação de Guedes, com destaque para declarações dele que as organizações classificaram como “discriminatórias” — as célebres palavras sobre empregadas domésticas viajarem para a Disney, nos Estados Unidos, é lembrada no documento.

Por fim, o auxílio emergencial também é tratado como um problema: seja pelo valor de R$ 200 inicialmente previsto pelo Executivo, posteriormente ampliado pelo Congresso, seja pela suspensão temporária do benefício em outubro do ano passado.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf