70% da população aprova passaporte da vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A ampla maioria dos brasileiros concorda com a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para frequentar espaços fechados e eventos, segundo levantamento exclusivo feito pelo instituto Paraná Pesquisas.

De acordo com a pesquisa, 69,8% dos entrevistados manifestaram concordância com a exigência do que se convencionou chamar de “passaporte da vacina”, enquanto 27,2% disseram discordar – outros 3% declararam não saber ou não quiseram opinar.

Já com relação à obrigatoriedade da vacina, 72,5% disseram ser a favor e 24,6% afirmaram que são contra, enquanto 2,9% declararam não saber ou não quiseram opinar. No Brasil, a vacinação contra a Covid-19 não é obrigatória, embora seja recomendada.

O presidente Jair Bolsonaro é um dos que têm manifestado publicamente discordância tanto em relação à obrigatoriedade da vacina quanto à exigência do passaporte da vacina. Ele prometeu vetar qualquer iniciativa de lei nesse sentido que seja aprovada no Congresso. O próprio presidente não se vacinou, embora familiares seus, como a primeira-dama Michelle, tenham feito isso.

O passaporte da vacina já é exigido em 249 cidades do país, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios, entre elas as duas maiores, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, a exigência vale apenas para eventos, como shows e feiras. No Rio, ela é estendida a alguns tipos de estabelecimentos comerciais.

Vários países do mundo adotam a exigência de algum certificado de vacinação, inclusive para circular, como os membros da União Europeia. A primeira nação a implantar o documento, chamado de Passe Verde, foi Israel, em fevereiro deste ano.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf