Advogada de Bolsonaro vai ensinar seus blogueiros a não delinquir

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira-15.out.19/Folhapress

A defesa do presidente Jair Bolsonaro afirma que o resultado do julgamento das ações contra ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apesar de afastarem a cassação de seu mandato, tornaram preocupante o cenário das eleições de 2022.

O TSE enviou recados duros a Bolsonaro. O futuro presidente da corte, Alexandre de Moraes, chegou a afirmar que, se houver disparo em massa de fake news no pleito de 2022, os responsáveis serão cassados e “irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia”.

A advogada Karina Kufa, que representa Bolsonaro, afirma que as novas balizas firmadas pelo TSE no julgamento tornarão o uso da internet nas eleições “bem restrito”.

Ela se preocupa especialmente com o fato de o candidato poder ser responsabilizado por mensagens postadas por seus apoiadores nas redes, caso fique comprovada a ligação do político com eles.

“As regras estritas sempre valeram para a propaganda eleitoral de TV e rádio, e também para imprensa. Equiparar blogueiros à grande mídia e impor a eles as mesmas restrições é desproporcional. São pessoas muitas vezes pouco instruídas, que falam besteira e que não contam com apoio da mesma estrutura jurídica”, afirma ela.

Karina Kufa diz que vai criar um curso de direito eleitoral para “orientar e qualificar” blogueiros identificados com o presidente sobre como atuar nas eleições de 2022. “Será uma plataforma aberta”, diz ela.

A advogada afirma ainda que, nas próximas eleições, a campanha terá que montar uma equipe para acompanhar não apenas programas de TV e rádio, mas também “tudo o que os adverários postarem na internet”.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf