Ala política do governo parte pra cima de Guedes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ministros da área política estão tentando levar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) uma opção para substituir Paulo Guedes, como adiantou o colunista da GloboNews, Valdo Cruz. Eles avaliam que o titular da Economia está muito enfraquecido e perdeu a credibilidade junto ao mercado.

Aí está a contradição, pois Paulo Guedes foi pressionado justamente pela área política do governo Bolsonaro a ceder e permitir alterações no teto de gasto para garantir o auxílio de R$ 400 que o presidente prometeu.

Essa concessão – que ficou evidente na quarta-feira (20), quando Guedes falou em “licença” para não cumprir o teto de gastos – contribuiu para o desgaste do ministro da Economia junto ao mercado.

Desgaste que se somou ao causado pela dificuldade do “posto Ipiranga” – como Bolsonaro costuma se referir ao seu ministro da Economia – em cumprir as promessas que fez, como a privatização da estatais e a adoção de uma política de não intervenção nos preços.

A ideia de ministros do entorno do presidente é apresentar a Bolsonaro um nome forte que tenha apelo junto ao mercado e que possa trazer de volta a credibilidade à equipe econômica.

Como o presidente resiste na saída de Paulo Guedes e Paulo Guedes diz que não vai sair, eles acham que levando ao presidente uma opção com boa interlocução no mercado, eles conseguem mais facilmente convencê-lo.

A dificuldade, no entanto, é encontrar alguém que aceite a função de ministro da Economia em um momento em que a política tem falado mais alto do que a economia, por conta da proximidade da eleição de 2022, e da pressão por aumento de gasto.

Os ministros da área política já vinham em embate grande com Guedes há meses, por conta das discussões sobre qual seria o valor do Auxílio Brasil – nome que Bolsonaro quer dar ao substituto do Bolsa Família.

“Paulo Guedes está prometendo há 1 ano uma solução. Estamos a 2 meses de acabar o ano, e ano que vem, por causa da eleição, não podemos lançar um programa social novo”, disse um ministro da área política ao blog.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf